Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

NOTA OFICIAL DA FORÇA SINDICAL DO PARANÁ - MAIS IMPOSTOS, NÃO! AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA JÁ!

 A Força Sindical do Paraná, na condição de representante de mais de um milhão de trabalhadores paranaenses, entre metalúrgicos, motoristas e cobradores, comerciários, químicos, alimentação, asseio, bancários, têxteis, professores, funcionários da educação, saúde, vestuário, servidores públicos municipais e estaduais, contabilistas, reparação de veículos, e outras categorias do Estado, vem a público para manifestar seu repúdio veemente sobre o novo anúncio do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de que planeja realizar mais aumento de impostos e cortes nos gastos sociais como forma de ajustar as contas públicas. Esse tipo de proposta somente penaliza ainda mais a população, que já sente pesadamente os efeitos da inflação, do desemprego e do rebaixamento da renda no seu orçamento. É uma fórmula ultrapassada e que não ataca o verdadeiro ralo pelo qual se esvai o dinheiro público: os juros abusivos e ilegais da dívida pública brasileira.

Somente no ano passado, o País gastou R$ 978 bilhões do orçamento para pagar juros e pseudo-amortização da dívida pública ao sistema financeiro, ou seja, 45,11% de todo o orçamento da União. Mesmo assim, a dívida segue aumentando. Burlando a Constituição Federal, o Banco Central vem emitindo títulos para pagar juros da dívida e não para fazer investimentos. O resultado disso é que enquanto a indústria, o comércio e a população sofrem com os efeitos de uma crise criada, essencialmente, a partir de uma perversa  sistemática de juros extorsivos, os bancos anunciam recordes de lucros: somente no primeiro semestre de 2015, os lucros somados dos quatro maiores bancos do país (Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil) já tiveram aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2015. Drenando os cofres públicos com juros extorsivos e sistemas viciados, secretos, blindados e sem transparência, agentes privados do setor financeiro mostram que “crise” é uma palavra que não existe em seus dicionários.

Está bem claro que não são os 3% do orçamento da União investidos na saúde ou na educação o verdadeiro desperdício do suado dinheiro dos contribuintes brasileiros.

Dessa forma, nós, trabalhadores, ressaltamos ao ministro Levy, que se mostra tão disposto a “sacrifícios”, que o momento se mostra oportuno para a realização, com a participação da sociedade, de uma Auditoria da Cidadã da Dívida Pública, dívida esta eivada de irregularidades jurídicas e contábeis. Os trabalhadores repudiam esse sistema financeiro que serve-se da sociedade ao invés de servi-la, que sacrifica a economia real, geradora de riqueza e de empregos, para manter em pé uma surreal ciranda de lucros sem contrapartida nenhuma ao país, capitaneada pelo capital vadio que nada produz e que não gera riquezas.

Portando, conclamamos a todos os cidadãos brasileiros que se unam em torno dessa mobilização: Mais impostos, não! Auditoria Cidadã da Dívida Pública já!

Força Sindical do Paraná

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.