Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

“Não vamos pagar a conta” – Diretoria do Sindicato prepara luta contra ajuste fiscal, desemprego e ataque aos direitos trabalhistas

Reunidos na manhã deste sábado (19), diretores do SMC debateram estratégias para fortalecer a luta e a ação sindical nas empresas

A conta não pode ficar para o trabalhador pagar – esse é o posicionamento da diretoria do Sindicato  dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e o que vai  nortear a luta da categoria em 2015 e 2016. Reunidos na manhã deste sábado, na sede do Sindicato,  os diretores da cinco maiores empresas da base  debateram estratégias para o enfrentamento contra os ajustes fiscais do governo federal e do estadual, o desemprego e os ataques aos direitos trabalhistas promovidos de forma oportuna pelo capital.

“Nossa ação vai ser de resistência a tudo que venha sacrificar  os trabalhadores.  Condenamos de forma veemente os pacotes dos governos federal e estadual que cortam investimentos em gastos sociais e aumentam impostos. Políticas equivocadas que só aumentam a pressão sob o bolso da população. Não dá para aceitar. Vamos para a luta”, disse o presidente do SMC, Sérgio Butka.

O economista Cid Cordeiro, que participou da reunião, apresentou alguns pontos dos pacotes de ajuste do governo federal e do governo estadual e criticou a criação de mais impostos. O Secretário-geral do SMC, Jamil D’avila, também foi enfático ao atacar o pacote. “Se os governo querem criar mais impostos, então tem que compensar diminuindo ou acabando com oustros. Isso é reforma tributária. Agora sufocar a população não dá. Não vamos aceitar qualquer pacote que repasse a conta para os trabalhadores”, disse.

Doutor Iraci Borges, assessor jurídico do Sindicato condenou as tentativas do grande capital  em querer usar a crise para a redução de direitos. “Essa crise está mais para uma crise de oportunismo, já que estão tentando se aproveitar para colocar em pauta demandas que atacam os direitos dos trabalhadores”, disse Iraci.

Dívida Pública
Os diretores também condenaram a atitude passiva do governo em relação à Dívida Pública. “Enquanto o governo aumenta impostos para a população, não faz nada em relação a Dívida Pública, para alegria do sistema financeiro”, disse Butka.

No Seminário “Dívida Pública: ralo do nosso dinheiro”, organizado pela Força Sindical do Paraná, no último dia 10 de setembro, a fundadora do Movimento Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, mostrou como o funciona o sistema da dívida, quando as decisões são tomadas visando favorecer os bancos e o sistema financeiro. O resultado é que em 2014, quase metade do orçamento nacional (cerca de R$ 1 trilhão) foi para pagar juros da dívida.

“Isso é uma vergonha, vamos denunciar isso e lutar para exigir a correção dessa distorção que favorece o capital especulativo em detrimento da população”, diz Sérgio.


Nosso lado é o Brasil
A diretoria também deixou claro que não vai participar de nenhum ato político ou manifestação que venha a defender lado A ou lado B. Sérgio Butka deixou claro que  a posição do Sindicato é a defesa dos trabalhadores. “Não podemos nos deixar levar pelo radicalismo do discurso político que toma conta do Brasil hoje. A briga política entre o governo e o Congresso está travando o país numa disputa política que prejudica a retomada econômica. Não vamos  ser massa de manobra nem para a situação, nem para a oposição. Nosso lado é o dos trabalhadores e vamos lutar contra tudo que venha ser contra os interesses dos trabalhadores.    Doa a quem doer”, disse Sérgio.




Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.