Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Volkswagen admite ter enganado os EUA com a emissão de gases

Empresa pode ter que pagar multas milionárias. Além disso, suas ações nas bolsas caíram em 20%

O grupo automobilístico Volkswagen (VW) admitiu que enganou a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Instalou em 482.000 veículos vendidos naquele país um sistema de computador manipulado que bloqueava a emissão de gases poluentes dos motores em vários modelos diesel, quando se sabia que estavam sendo inspecionados; superado o teste, o veículo voltava a emitir quantidades de gás muito acima dos níveis permitidos.

Uma fraude desta magnitude não pode ser resolvida com uma simples sanção, mesmo que seja alta (pode chegar a 18 bilhões de dólares – 71 bilhões de reais), porque o dano à credibilidade da VW é incalculável. A queda de suas ações na Bolsa (na segunda-feira perdeu 18,6% de seu valor em Frankfurt) indica que os investidores vão cobrar responsabilidades. Além disso, sua credibilidade ficou muito abalada. O mesmo que VW fez nos EUA pode ter feito na Europa; a possibilidade de que novas inspeções sejam exigidas em seus veículos implica um prejuízo econômico e moral sem precedentes. Os compradores de automóveis podem se perguntar para que servem controles que podem ser tão facilmente burlados.

É necessário que sejam aplicadas as responsabilidades pertinentes, que devem chegar ao presidente, Martin Winterkorn. Uma fraude ambiental é um delito tão grave quanto crimes financeiros e industriais; portanto, deve ser corrigido com o mesmo radicalismo.

Fonte: El País – 21/09/2015

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.