Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Fórum das Centrais reforça posicionamento contra portaria que cria uso controlado do amianto

O posicionamento claro de que o amianto é prejudicial aos trabalhadores foi intensificado hoje de manhã no Fórum das Centrais realizado na sede central do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) em São Paulo.

Lideranças sindicais da Força e outras centrais se manifestaram contra a Portaria 1287/2015 do Ministério do Trabalho e Emprego, que recriou a extemporânea comissão do uso controlado do amianto.

As centrais pretendem em breve reunir-se com o ministro do Trabalho, Miguel Rosseto para derrubar a portaria e impedir a fabricação do material altamente cancerígeno.

Nota de repúdio

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) emitiu uma nota (clique aqui) de repúdio contra a Portaria 1287/2015 do Ministério do Trabalho e Emprego, que recriou a extemporânea comissão do uso controlado do amianto.

Letal
Altamente cancerígeno, o amianto é um mineral usado principalmente na fabricação de telhas de fibrocimento,popularmente conhecido pela marca Eternit. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o amianto mata 100 mil pessoas por ano. “É fato. A OIT recomenda  a eliminação dessa substância. Não existe um limite seguro para o uso do amianto”, afirma o médico do trabalho, Drº Zuher Handar. Atualmente 45 países proíbem seu uso, entre eles, França, Alemanha, Itália, Japão, Austrália, Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, o amianto já é proibido nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco.

Bandeira antiga da Força Paraná
O banimento do amianto no país é uma bandeira antiga da Força Paraná. Devido a luta da Central, a capital do estado, Curitiba  e também São José dos Pinhais  já proibiram  a utilização do mineral em seus limites. Além de liderar a luta nos municípios, a Força intensifica a pressão em cima dos deputados estaduais para a aprovação de uma lei que também proíba o amianto em todo o Paraná.
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.