Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos da Grande Curitiba e UAW denunciam Nissan EUA por práticas antissindicais e ataques aos trabalhadores

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e o Sindicato americano UAW estiveram na tarde desta quarta-feira (04), na fábrica da Renault – Nissan,  em São José dos Pinhais (PR), para denunciar aos trabalhadores brasileiros as práticas antissindicais e perseguições promovidas pela Nissan contra os trabalhadores da fábrica do Mississipi, nos Estados Unidos. Covardemente, a montadora tem imposto uma agressiva rotina de medo, ameaças e intimidação aos trabalhadores que apenas querem exercer o democrático direito de se organizarem para lutar por direitos básicos dentro da fábrica, mas que são negados pela empresa.

No informativo distribuído hoje aos trabalhadores é contado o recente caso da trabalhadora KAREN CAMP, que atua no setor de pintura, no turno da manhã, e tem sofrido diversos tipos de perseguições e ameaças desde que  expos sua vontade de ser sindicalizada.

Intimidação

Segundo Karen as perseguições começaram quando ela resolveu usar uma camiseta com o logotipo do Sindicato dentro da empresa. Seu supervisor disse que se ela continuasse usando a camiseta seria demitida. Outro caso envolvendo Karen foi quando a trabalhadora postou um slogan do Sindicato em sua rede pessoal do Facebook e o supervisor disse que se ela não apagasse essa e todas as outras postagens relacionadas ao Sindicato iria pagar um preço alto.

Chamada para uma reunião privada com os supervisores, Karen deixou claro que estava na hora da Nissan permitir a formação de um Sindicato na fábrica para facilitar a relação da empresa com os trabalhadores. De novo foi ameaçada.

Há partir desse fatos, Karen decidiu, de maneira corajosa, tornar pública sua opinião favorável ao Sindicatos na fábrica e tem lutado por isso, distribuindo fichas do Sindicato aos trabalhadores e promovendo campanhas sobre a necessidade da sindicalização. Está pagando um preço alto por isso, através das ameaças e intimidações que recebe por parte da empresa.

Nissan EUA: Medalha de ouro em desrespeito aos trabalhadores

Sem Acordo Coletivo, os trabalhadores não tem direito e nem voz dentro da fábrica. A montadora se nega a estabelecer qualquer forma de diálogo seja com Sindicato ou órgãos governamentais, como a OCDE,   que poderiam mediar alguma discussão com o objetivo de solucionar problemas na fábrica, que colocam em risco a segurança e saúde dos trabalhadores.

O curioso disso tudo é que a Multinacional é uma das principais patrocinadoras dos Jogos Olímpicos, que acontecerão no Rio de Janeiro, em 2016. Porém, bem longe do espírito olímpico, que caracteriza o respeito, o bom relacionamento e amizade entre os povos, a Nissan EUA age de forma arbitrária e anti- democrática ao perseguir trabalhadores que sé querem ter a liberdade de se organizar para lutar pelos seus direitos.

SMC a UAW lançam campanha para forçar Nissan EUA a respeitar os trabalhadores
A campanha que a UAW faz no Brasil, além de denunciar o que acontece na Nissan EUA,  tem o objetivo de forçar a fábrica americana a respeitar a liberdade dos trabalhadores e permitir que se forme um Sindicato na fábrica. “Acreditamos na solidariedade dos trabalhadores brasileiros e por isso estamos pedindo que nos ajude a divulgar a situação precária dos trabalhadores da Nissan EUA e sua luta pela liberdade de organização”, diz o representante da UAW no Brasil, Rafael Guerra.

Ajude-nos, acesse as redes sociais,  deixe sua mensagem de apoio e exija que a Nissan respeite os trabalhadores.

Acesse: www.facebook.com/facamelhornissan

www.facebook.com/dobettertogether

Veja as imagens da ação de hoje, acessando o Facebook do Sindicato: www.facebook.com.br/metalurgicosdecuritiba

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.