Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Consciência negra: Força Paraná na luta contra o racismo

Durante todo o mês de novembro, a Força estará promovendo Tribunas Livres nas Câmaras de vereadores dos municípios de Curitiba e região metropolitana com o objetivo de debatera situação atual do negro na sociedade

Debater o combate ao racismo e ao preconceito ainda existente na sociedade em relação ao negro: É com esse objetivo que a Força Sindical do Paraná está entrando em contato com as Câmaras Municipais de vários municípios do estado para solicitar a realização de audiências públicas durante todo o mês de novembro (veja calendário abaixo).   As ações estão sendo realizadas em parceira com a organização Unegro e a Comissão de Igualdade Racial da OAB/PR. 

Racismo ainda persiste
Infelizmente, o racismo ainda é um mal que assombra a sociedade brasileira. Recentemente, ganhou repercussão nacional, o caso do haitiano que foi esfaqueado e morto sem motivo algum por um grupo de homens brancos, em Santa Catarina. Em São José dos Pinhais (PR), o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba realizou um protesto contra o racismo,  no último dia 04 de agosto, em frente a empresa Aramital/Aramepar.  Na ocasião, um trabalhador, também haitiano, além de perder um dedo em um acidente de trabalho, foi chamado de macaco por um dos amigos do dono da empresa.

 “Mesmo já estando no século XXI, ainda recebemos denuncias de trabalhadores que foram hostilizados no ambiente de trabalho apenas por causa da sua cor. Por isso, é mais do que necessário estarmos atentos ao debate de modo a levantarmos a forma de combater a discriminação motivada pelo racismo”, diz Sérgio Butka, vice-presidente e coordenador de projetos da Força Paraná. 

Luta também é para oficializar data nos municípios
Outro objetivo é lutar para incluir nos calendários oficiais dos municípios a data do dia 20 de novembro- Dia da Consciência Negra – de modo a fortalecer o debate em relação ao desafios da questão racial no Brasil.

A data faz referência ao dia da  morte de Zumbi do Palmares, então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.

A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação.

Confira o Calendário das ações da Força sobre a Consciência Negra

17/11/2015:  CÂMARA MUNICIPAL DE COLOMBO -  AS 16:00h  - “TRIBUNA LIVRE”

19/11/2015:  COLOMBO SESSÃO SOLENE ESCOLA ZUMBI DOS PALMARES  - AS 19:00h

20/11/2015:  GRAVAÇÃO NO CANAL 59 -  AS 13:30h  - TEMA: “ZUMBI DOS PALMARES”

23/11/2015:  CÂMARA MUNICIPAL DE CONTENDA - ÀS 19H

DIA 24/11/2015 CÂMARA MUNICIPAL DE PINHAIS AS  1700h “TRIBUNA LIVRE”

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.