Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

SAI PRA LÁ MOSQUITÃO! Força-PR vai às ruas para intensificar a luta contra o mosquito da dengue!

A Campanha SAI PRA LÁ MOSQUITÃO tá na rua! Nesta manhã os trabalhadores ligados a Força-PR intensificaram a luta contra o mosquito da Dengue no calçadão de São José dos Pinhais e no bairro Sítio Cercado, em Curitiba.

Os trabalhadores conscientizaram a população sobre os perigos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Virus e Chikungunya. Eles distribuíram folders e cartazes informativos e realizaram uma “vistoria cidadã” nas casas e nos estabelecimentos comerciais.

“É fundamental que a sociedade organizada faça a sua parte. É nisso que a Força-PR sempre acreditou nestes anos de trabalho com a comunidade. Essa é uma responsabilidade de todos, não só dos órgãos de saúde. E nós vamos estender esta campanha até a metade do ano quando chega o inverno”, ressaltou o coordenador de projetos da central, Sérgio Butka.

Vários cidadãos aprovaram a campanha e também deram o recado de que esta luta é de todos. “Depende muito da gente. Se mantermos um ambiente limpo, sem agua acumulada nos cantos com certeza vamos reduzir os casos de dengue”, disse a comerciante Eva Rosi de Deus Hartman.

“Todos nós devemos estar engajados nesta luta, eliminando agua parada principalmente. É uma causa nobre da Força-PR em estar informando a população sobre os riscos que todos nós estamos correndo”, elogiou o metalúrgico da Renault, Janderson Alessando da Costa.

Campanha continua
Nas próximas duas semanas a Força-PR vai estender estas ações de conscientização fábricas na grande Curitiba. Já estão agendadas atividades nas empresas Renault, Volvo, Bosch, CNH, WHB, Brafer e Volkswagen.

Números alarmantes
A preocupação não é à toa. Segundo boletim da SESA (Secretaria Estadual de Saúde), atualizado no último dia 16, foram mais de 5 mil casos de dengue registrados.  Deste total, 6 óbitos já foram registrados, além de 237 casos de dengue com sinal de alarme e 12 de dengue grave.

Fique atento e saiba como é o mosquito
O mosquito da dengue é menor que os mosquitos comuns. Tem, em média, 0,5 cm de comprimento. Ele é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. Costumam picar o ser humano no começo da manhã ou no final da tarde nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.

Tratamento

Não existe tratamento curativo. O aconselhável é que sejam seguidas algumas regras para que a melhora do paciente seja mais rápida e eficaz. Portanto, deve-se assegurar a hidratação, aliviando os sintomas como, dor, febre e vômitos; usar antipiréticos e analgésicos de acordo com prescrição médica; não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias; vigiar a insuficiência circulatória através de pressão sanguínea, hematócrito, contagem de plaquetas e nível de consciência, além de repousar e se alimentar de forma adequada.

A prevenção é a única arma contra as doenças
A melhor forma de se evitar  Dengue, Zika Vírus e Chikungunya é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor das doenças, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.
Para isso, é importante manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

IMPORTANTE: O ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre dois e três dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Conheça os sintomas
É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças. Você deve ir à Unidade de Saúde ou UPA.
Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.

Dengue Clássica

Febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos ( que piora com o movimento dos mesmos); perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo; principalmente no tórax e membros superiores. Náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: Dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória e
perda de consciência.

ATENÇÃO: Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.