Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Departamento da Mulher do SMC intensifica Março Laranja na CNH

Nesta quarta-feira (16) o Departamento da Mulher do SMC intensificou o projeto Março Laranja na Case New Holland (CNH) situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
 
Com o apoio da delegação sindical o Departamento distribuiu material informativo e conscientizou trabalhadores e trabalhadoras sobre a triste realidade em que vivem as mulheres brasileiras vítimas de violência e incentivar o engajamento da população no combate a esse mal.

A preocupação não é a toa: Cinco mulheres são espancadas a cada dois minutos no país e uma em cada cinco mulheres já sofreu algum tipo de violência da parte de algum homem.Um dado muito importante: o parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais de 80% dos casos reportados. Isso em dados que apontam índices sobre violência física.  Agora, imagine quantas mulheres são agredidas psicologicamente dia a dia.

No ambiente de trabalho, a mulher é a principal vítima de distúrbios psicológicos como a depressão. É preciso criar mecanismos de prevenção e punição para empresas com alto índice deste tipo de doença. Outro dos principais problemas sofrido é o assédio moral e sexual. O SMC e o departamento da mulher metalúrgica lutam pela criação de leis que punam e coíbam esse tipo de prática.

Neste o projeto já foi divulgado na Renault, em São José dos Pinhais e AAM em Araucária. Mais ações estão previstas para outras empresas da categoria metalúrgica da Grande Curitiba.

HeforShe - Eles por elas
Dentre as ações do Março Laranja está a adesão da campanha da ONU que se chama  ElesPorElas (HeForShe). É um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.

O alcance da igualdade de gênero requer uma abordagem inclusiva, que reconheça o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres e detentores de necessidades próprias baseadas na obtenção deste equilíbrio. O movimento ElesPorElas (HeForShe) convoca os homens como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade de gênero que beneficiará toda a humanidade.

Saiba tudo sobre o #ElesPorElas AQUI

Conheça o Projeto Março Laranja

O projeto exige a instituição no estado dos seguintes organismos:- Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher;
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Delegacia Especializada em violência contra a Mulher (órgão estadual);
Defensoria Pública da Mulher (órgão estadual);
É importante lembrar que estes organismos já  são previstos nas leis orgânicas municipais e do estado.

Audiências Públicas em vários municípios

Para aumentar o debate e a pressão pela instituição do projeto a Força PR  realizou  audiências  públicas em vários municípios do estado para debater de que outras formas a sociedade, em conjunto com o poder público, pode  auxiliar no combate à violência contra a mulher.

Laranja pela eliminação da violência contra a mulher

O laranja é a cor escolhida pelas Nações Unidas (ONU) para simbolizar a luta pela eliminação da violência contra as mulheres. Para marcar o Dia Internacional das Mulheres e o mês de março, e Organização convida o mundo a se pintar de laranja neste mês de março.

Dia internacional da mulher

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

A tragédia teve grande comoção internacional e no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857 e que se tornaram símbolo de coragem e luta por condições mais dignas para as mulheres trabalhadoras!

Clique aqui e veja galeria de fotos.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.