Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força-PR conscientiza sociedade sobre “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho”

Foco na saúde e segurança do trabalhador! Nesta linha de pensamento a Força-PR está realizando hoje, em conjunto vários órgãos 28 de abril, ações de conscientização sobre o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho”. Esta data foi instituída para lembrar o grave problema enfrentado por trabalhadores do mundo inteiro e a necessidade de combater esses males através da conscientização e da prevenção.

Os locais das ações realizadas pela central são os calçadões (Rua XV) de Curitiba e São José dos Pinhais. Nos dois municípios a Força-PR distribuiu o jornal A Voz do Metalúrgico com informações sobre doenças ocupacionais e métodos de prevenção. Além do informativo, em Curitiba, um “caminhão cinema” foi usado para mostrar aos transeuntes vários vídeos sobre Saúde e Segurança.  
O “28 de abril” já é considerado por muitas lideranças - que alias participaram do ato de Curitiba - como uma ferramenta que serve para alertar sobre uma triste estatística que a sociedade na maioria das vezes desconhece. 

“E importante estar alertando a sociedade para um grave problema que muitas vezes passa despercebido até pela falta de divulgação na grande imprensa. São milhares de trabalhadores que são vitimados pelos acidentes de trabalho todos os anos. É sim uma epidemia, com certeza”, alertou o presidente da Força-PR, Nelson Silva de Souza, o Nelsão.

“Hoje a sociedade discute muitas epidemias, mas e os acidentes de trabalho? Nós não temos esta discussão com a sociedade. Precisamos buscar através do movimento sindical e de outras esferas ações que acabem com este problema. O trabalhador está entregue a própria sorte”, analisou o diretor de Saúde e Segurança do Trabalho da Força-PR, Osvaldo Silveira. 

Além das lideranças sindicais, a bandeira de luta também é intensificada por lideranças politicas, a exemplo da vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves que também “classifica os acidentes de trabalho como uma grande epidemia”. E ela avisa, “é preciso fazer uma campanha institucional de amplitude nacional contra esta grande epidemia que tem lesionado e vitimado os trabalhadores”.
Esta mesma preocupação também foi externada na ação realizada pela Força-PR em São José dos Pinhais com apoio da prefeitura. 

“Infelizmente a mídia em si não divulga muito. Ainda mais agora com essa crise politica a sociedade as vezes deixa passar batido estes dados assustadores. É importante lembrar que são pais e mães de família que estão perdendo a vida no local de trabalho”, frisou o diretor da Força-PR, Gerson Tainha Luiz Vuicik.

“Lembrar dos que morreram em acidentes de trabalho é sempre importante para que este problema não se repita. Precisamos alerta a comunidade para dar mais atenção para acidentes que acontecem no cotidiano nas linhas de produção”, avalia Silmara do Rocio Claudino, gerente da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais.

Números macabros
E a coisa não é brincadeira. Só em 2014, último dado disponível, o INSS contabilizou 704,1 mil acidentes de trabalho no país, sendo 2.783 mil mortes e 251,5 mil afastamentos por mais de 15 dias. Já entre 2007 e 2013, 5 MILHÕES de trabalhadores foram vítimas de acidente ou doença do trabalho no Brasil. Desses 19.500 chegaram óbito e  101 mil  ficaram inválidos.

No mesmo período de sete anos, 1 MILHÃO de dedos foram perdidos no ambiente de trabalho.
Ainda segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 5 MIL trabalhadores morrem por dia no mundo vítimas de acidente ou doenças do trabalho.

Os acidentes e doenças resultam em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva, cujas consequências, muitas vezes, extrapolam o ambiente de trabalho.

Clique aqui e veja as fotos de Curitiba.

Clique aqui e veja as fotos de São José dos Pinhais.

Causas de afastamento
Em 2013, os transtornos mentais, doenças no sistema nervoso ou doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo foram responsáveis pelo afastamento de 78% das mulheres que receberam o Auxílio-Doença Acidentário. No caso dos homens, 70% se afastaram por causa de traumatismos.

Abril Verde
O Sindicato também aderiu à campanha Abril Verde, movimento que tem por objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho. O mês deve-se ao  Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e ao  Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, que também é no dia 28 de abril. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho
O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril, porque no ano de 1969 houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores.

Confira os materiais de saúde e segurança clicando nos links abaixo:

- Jornal Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho: http://zip.net/brtckW

- Cartilha "Previna-se contra a Ler/Dort"www.simec.com.br/artigo/cartilha_saude_final.pdf

- Cartilha "Estresse: Desarme essa Bomba"
www.simec.com.br/artigo/cartilha_estresse.pdf

Cartilha "Dê um chute na Depressão"
www.simec.com.br/artigo/2867cartilha_depressao.pdf

Cartilha "Não dê moral para o Assédio Moral"
www.simec.com.br/artigo/cartilha_assedio.pdf

Cartilha "CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho"
www.simec.com.br/artigo/cartilha_cat.pdf

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.