Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Trabalhadores protestam nesta quinta (09) contra vereadores que querem melar lei do amianto em São José dos Pinhais

Contrariando  recomendação do Ministério Público, vereadores querem aprovar projeto que prorroga por mais três anos a manipulação do  mineral cancerígeno na cidade.  Vergonhosamente, vereador que criou a lei do banimento,  diz que vai votar contra o próprio projeto. Votação acontece às 9h

Trabalhadores, lideranças sindicais e Ministério Público do Trabalho (MPT), prometem lotar nesta quinta (09),  a Câmara Municipal de São José dos Pinhais,  para protestar e tentar barrar o projeto que altera a lei   2322/13, de banimento do amianto. Vereadores da cidade querem aprovar uma emenda que estende o prazo estende por mais três anos, a utilização da substância altamente cancerígena no município. A votação acontece, às 9h.

A votação estava prevista para acontecer ontem, mas devido a sessão tumultuada foi transferida para quinta. Ironicamente, o vereador Ailton Fenemê (PTB), que criou a lei de proibição em 2013 agora está votando contra próprio projeto. Na semana passada o Ministério Público enviou uma notificação aos vereadores recomendando pela não aprovação da emenda e informando que os vereadores estão conscientes dos riscos para os trabalhadores.  Durante a sessão de ontem,  o vereador Fenemê  ironizou a recomendação. Segundo o vereador, “o Ministério Público não emprega ninguém”.  Ele disse que vai votar a favor da emenda e, portanto contra o próprio projeto. ((A NOTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTÁ EM ANEXO))

“Essa proposta é  uma vergonha. Em vez de se preocuparem em ampliar a proteção à saúde do trabalhador, os vereadores querem retroceder e favorecer o trabalho precário, impondo aos trabalhadores empregos que colocam em risco a sua vida”, diz o vice-presidente da Força Paraná, Sérgio Butka.

Na sessão de ontem, a empresa Multilit, levou trabalhadores para tentar aprovar a lei na marra. Diante do tumulto não conseguiu. Mas a maioria dos vereadores, disse que vai votar pela aprovação da lei. Estranhamente, depois da sessão, diversos vereadores foram  cumprimentar o dono da empresa. O próprio Fenemê entre eles. Segundo o Ministério Público do Trabalho, os vereadores autores da proposta estão sujeitos à investigação de possível benefício financeiro com a proposta.

Mais de 1 milhão de mortos até 2030 no Brasil

O Amianto é um mineral altamente cancerígeno e já mata em torno de 200 mil trabalhadores por ano, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo a notificação do Ministério Público, um estudo concluiu que até 2030, um milhão de pessoas podem morrer no Brasil em decorrência de doenças provocadas ou relacionadas à exposição desse material, pois a latência da doença é bastante prolongada. Atualmente, 66 países baniram o amianto.

A notificação feita pelo Ministério Público aos vereadores é bem evidente: “ao votarem pela postergação do banimento do amianto em São José dos Pinhais, estão consciente e devidamente alertados que o fazem em benefício exclusivo dos interesses econômicos da empresa MULTILIT, desconhecendo os riscos e malefícios à saúde não apenas dos trabalhadores, mas de toda a sociedade que do mesmo modo fica exposto ao produto.

Serviço:
Votação de projeto que prorroga o uso do amianto em SJP
Local: Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais
Endereço: Rua Veríssimo Marques, 699 – Centro
Horário: 9h

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.