Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Nova emenda suspende mais uma vez votação de prorrogação da utilização do amianto em São José dos Pinhais

A votação do Projeto de Lei nº 721/16, que prorroga em mais 36 meses o prazo para que as empresas do município que utilizam o amianto se adaptem à sua proibição, foi novamente suspensa na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (16). O vereador Professor Abelino apresentou nova emenda ao Projeto, o que automaticamente suspende sua votação para análise das comissões pertinentes.

De acordo com a proposta, o prazo seria diminuído para 18 meses, ao invés de 36. “O objetivo é ponderar a concessão do prazo, visto que as empresas já tiveram três anos para se adaptarem”, justificou Abelino.

MPT e Multilit firmam acordo
Mesmo com os vereadores votando a prorrogação da utilização do amianto para seis anos, o efeito praticamente será nulo, visto que hoje, à tarde, o Ministério Publico do Trabalho firmou acordo com a Multilit, que se comprometeu a eliminar o uso do amianto como componente industrial até o final de 2018. Além da substituição do produto por fibras não cancerígenas, o acordo realizado garante a permanência de 70% dos postos de trabalho durante o período em que o material será eliminado gradativamente da indústria.

Segundo Professor Abelino, que se diz favorável a prorrogação,  o objetivo de suas emendas foi segurar a votação até que esse  acordo na justiça fosse firmado, "o que agora sim vai garantir os empregos dos trabalhadores", afirmou.

Com informações da Câmara Municipal de São José dos Pinhais

            

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.