Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Como fica a vida do brasileiro se a proposta de reforma da previdência de Temer passar no Congresso

A proposta de reforma da Previdência, apresentada por Michel Temer deixa o trabalhador entre  cruz ou a espada, reduzindo direitos, cortando benefícios e comprometendo o desenvolvimento do país.  Além de aumentar a idade mínima para 65 anos, estipula que se o trabalhador quiser receber o valor total do benefício tem que contribuir por, no mínimo, 49 anos.  Ou seja, se a proposta for aprovada como está, o trabalhador  que esqueça o sonho de uma velhice tranquila e voltada para a vivência com os netos!

Se a proposta de temer passar, o brasileiro vai ter que se acostumar à:

- PARAR DE ESTUDAR AOS 16 ANOS


Para o trabalhador poder se aposentar aos 65 anos sem ter parte do seu benefício roubado pelo governo, ele vai ter que começar a trabalhar aos 16 anos.  Ou seja, a reforma de Temer vai acabar estimulando que os jovens, principalmente das classes C,D e E, deixem os estudos de lado para começar a trabalhar mais cedo.  Isso terá um impacto desastroso na renda e vida dos trabalhadores. Pesquisas mostram que quanto mais estudo, maior é a renda. Se o jovem  for obrigado a abandonar o estudo para começar a trabalhar mais cedo,  corre o risco de não poder lutar por uma renda maior e  uma vida melhor. Será a volta ao século passado. É isso que você quer para seus filhos e netos?




- TRABALHAR ATÉ OS 80 ANOS

Se o trabalhador não quiser ter parte da sua aposentadoria roubada pelo governo vai ser obrigado a contribuir por 49 anos. Somente assim ele vai ter garantido 100% do beneficio.  O problema é que não se leva em conta que no Brasil o tempo de permanência em um mesmo emprego é baixo. Segundo o IBGE,  45% dos trabalhadores ficam apenas 2 anos num mesmo emprego.  Esse índice mostra que vai ser muito difícil o trabalhador se aposentar cedo já que ele deixa de contribuir quando fica desempregado. Ou seja, será muito difícil que o trabalhador consiga se aposentar com a idade limite de 65 anos sem ter parte do seu benefício garfado.  O jeito vai ser trabalhar até uns 80 anos.

Tabela do roubo

Veja o tamanho da mordida do governo na aposentadoria de quem  contribuir menos que 49 anos. Ou você trabalha até a morte ou é roubado:


Quem está prestes a se aposentar também será sofrerá
- Os trabalhadores com mais de 50 anos que estão na ativa e próximos de se aposentar também sofrerão as consequências se a reforma do Temer for aprovada. Todos serão obrigados a pagar um “pedágio” de 50% a mais de tempo de contribuição, como mostra a tabela abaixo:



- RECEBER SALÁRIOS DE FOME: 


Além de aumentar a idade mínima para 65 anos, e obrigar o trabalhador a contribuir por 49 anos, a proposta apresenta outras cruéis medidas contra a população:

- Deficientes e idosos de baixa renda terão benefícios reduzidos: beneficiários da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) poderão receber um valor inferior ao salário mínimo. A idade para requerer o benefício também subirá dos atuais 65 anos para 70 anos.

- Fim das aposentadoria por periculosidade: Retira a possibilidade de aposentadoria especial por exposição a risco que prejudique a integridade física (periculosidade)

- Estabelece a mesma idade mínima de aposentadoria para homens e mulheres: insensivelmente, o governo não leva em conta que a mulher ainda tem uma jornada dupla de trabalho (emprego e serviços domésticos)

- Pensões por morte serão reduzidas:
  o valor será desvinculado do valor do salário mínimo. O valor pago à viúva ou viúvo será de 50% da aposentadoria do morto com um adicional de 10% para cada dependente.

- Proíbe o recebimento de mais de uma pensão por morte:
mesmo que o dependente tenha dois falecidos na família, só vai poder receber uma pensão. A outra fica de graça  para o governo

- Aumento de 15 anos para 25 anos o tempo mínimo de contribuição por idade

ENQUANTO FERRA APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES, TEMER MANTÊM PRIVILÉGIOS DE POLÍTICOS E MILITARES   

Sacanagem sem fim!  Enquanto que estipular uma reforma de escravidão para a população, Michel Temer não tocou um dedo nas regalias dos políticos e militares. O governo teve a cara de pau de dizer que vai deixar para depois a  situação das duas classes.

Políticos

- Precisam de apenas 8 anos de “trabalho” para se aposentar
- Parlamentares tem aposentadoria média de R$ 14.100,00.
- Podem acumular quantos benefícios quiserem
- Enquanto o teto do INSS é de 5.189,82, o do plano de seguridade dos congressistas é de 33.763 reais.

*Fonte: União
 
Militares
- Vão para a reserva com apenas 25 anos (mulheres) e 30 anos (homens).
- Filhas de militares, mesmo em plenas condições de trabalhar,  recebem pensão pelo resto da vida. Só esse ano, essa mamata vai custar aos cofres público cerca R$ 3,8 bilhões

*Fontes: Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e Ministério da Defesa



 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.