Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Adolescentes engraxates nas ruas de Londrina

Os 18 adolescentes atendidos pela Liga dos Engraxates Mirins, em Londrina, ainda estão trabalhando no calçadão central da cidade.

Apesar de decisão recente da Justiça do Trabalho, que proibiu a entidade de encaminhar menores de 18 anos para realizar esse tipo de atividade, a mesma sentença permite que os jovens que já estavam incluídos na Liga possam exercer legalmente a função.

De acordo com o procurador Alberto Emiliano de Oliveira Neto, autor da denúncia que relatou o descumprimento das leis de proteção da criança e do adolescente pela entidade, o Ministério Público do Trabalho (MPT) tipifica essa função como perigosa, pois “os menores ficam expostos na rua e sujeitos a todos os tipos de riscos”.

Ele revelou ainda que o MPT não pede a extinção da Liga dos Engraxates Mirins, por reconhecer seu papel social para o município. Entretanto, a idéia é combater a informalidade que o trabalho representa e encaminhar os rapazes para cursos profissionalizantes, para que possam ter amparo nas leis trabalhistas.

O advogado da Liga dos Engraxates Mirins, Paulo Alceu Dalle Laste, informou que já entrou com recurso contra a decisão e o caso será levado ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Curitiba.

O advogado discorda da sentença e entende que a liga faz um bom trabalho junto aos jovens. Dalle Laste afirma ainda que a entidade, que existe há 42 anos, fiscaliza os participantes na escola, oferece refeições e encaminha para outros trabalhos e cursos. O advogado garante que toda a renda obtida com o trabalho é do adolescente.

A instituição não pode colocar novos menores de 18 anos para trabalhar. Caso descumpra a determinação da Justiça do Trabalho, será multada em R$ 1 mil por cada menor pego em flagrante atuando como engraxate.

Apenas os adolescentes que já fazem parte do programa poderão continuar participando do mesmo, para que não haja problemas com a renda familiar. Porém, o MPT exige que os jovens sejam encaminhados para cursos profissionalizantes o mais rápido possível.

Fonte: Paraná Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.