Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Casos de dengue recuam 97% no Paraná

O Paraná segue com uma grande redução no número de casos de dengue neste ano. O novo Boletim Informativo foi apresentado durante a reunião do Comitê de Combate à Dengue, ontem, na Secretaria de Estado da Saúde. No encontro foi discutido um cronograma de ações para o combate ao mosquito transmissor para o segundo semestre deste ano.

Comparando o início deste ano até o dia sete de julho, com o mesmo período do ano anterior, a queda é de 97%. São 846 casos confirmado no Estado, sendo que 686 são autoctónes, ou seja, contraídos dentro do Paraná. No mesmo período do ano anterior foram confirmados 24.477 casos autóctones. Das 22 Regionais de Saúde, 13 apresentam casos autóctones. A menor incidência de casos por número de habitantes está na Regional de Saúde de Irati, enquanto a maior incidência está na Regional de Saúde de Londrina.

Na capital, foram notificados 530 casos, mas somente 24 confirmados, e todos importados. Não foi registrado nenhum caso de dengue hemorrágica com morte. O Estado que mais exportou a doença foi o Rio de Janeiro, com 12 casos. Só esse ano, 46 focos da doença foram destruídos em Curitiba.

Desmobilização — A desmobilização dos agentes de combate à dengue depois das eleições municipais foi uma das preocupações levantadas na reunião do Comitê de combate à dengue. De acordo com o secretário da Saúde, Gilberto Martin, com o fim das eleições que escolherá os prefeitos para os próximos quatro anos, há o risco de desmobilização dos agentes de saúde, seja por ações administrativas dos prefeitos que estão saindo ou pela inexperiência dos novos comandantes dos executivos nos municípios.

“Para isso estamos organizando uma agenda que além de garantir uma continuidade do trabalho destes agentes envolva a dengue na discussão do processo eleitoral, uma vez que é um tema de extrema importância pública”, garante Martin.

Entre as ações previstas na reunião, está um encontro com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e com líderes de partidos políticos. No encontro será solicitado que seja firmado um compromisso pelos líderes partidários de que, sob qualquer hipótese, não haverá esta descontinuidade do trabalho e os agentes contratados pelos municípios serão mantidos. 

Fonte: Bem Paraná

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.