Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

BC vai perseguir inflação no "centro da meta", diz Meirelles

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira (10) que as autoridades monetárias vão continuar atentas e prontas para agir, por antecipação, no sentido de garantir a obtenção da meta inflacionária de 4,5%, no próximo ano.

Tal atitude visa a evitar que se consolide o ambiente de pessimismo inflacionário no qual a política monetária perderia eficiência, explicou o presidente do BC, que esteve no encontro O Impacto do Brasil no Cenário Global, promovido, em São Paulo pela Sociedade Americana e pelo Conselho das Américas, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Na análise de Meirelles, há um consenso mundial sobre os efeitos nocivos que são provocados por períodos prolongados de inflação elevada tais como o aumento dos prêmios de risco, o encurtamento dos horizontes de planejamento e, conseqüentemente, a redução do potencial de crescimento da economia.

Ele acrescentou que o pior resultado, o efeito mais nocivo, é a deterioração da distribuição de renda, uma vez que são as camadas menos favorecidas que sofrem, proporcionalmente mais, o efeito corrosivo da inflação sobre o seu poder de compra.

Diante do quadro atual, Meirelles garantiu que o BC já vem atuando e continuará a agir de foma a trazer a inflação de volta ao valor central da meta de 4,5%, de forma tempestiva, isto é, já em 2009.

Fonte: Agência Estado

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.