Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Candidatos a prefeito em Curitiba estão "limpos" na Justiça

A disputa para a prefeitura de Curitiba será “limpa” até as eleições do dia 5 de outubro, pelo menos quanto às candidaturas. Dos oito candidatos ao cargo de prefeito, nenhum responde a processos na Justiça, tanto de origem criminal quanto eleitoral. Todos os concorrentes a vice-prefeito também estão sem problemas judiciais. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (22) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Informações sobre candidatos de outras cidades do estado e dos vereadores devem ser divulgadas até o final de agosto.

No site da entidade foi publicada uma lista com nomes de candidatos a prefeito e vice-prefeito que têm “ficha-suja”, das 26 capitais do Brasil. Dos 350 candidatos analisados, apenas 15 são considerados com “ficha suja”, ou seja, respondem a processo na Justiça por ação penal, de improbidade administrativa ou eleitoral. Além de Curitiba, outras 15 capitais ficaram limpas dos fichas-sujas.

Dos 15 candidatos “fichados”, nove disputam as eleições para prefeito e seis concorrem ao cargo de vice-prefeito. A intenção da AMB é completar as informações sobre os candidatos a vereador nas capitais até o final de agosto. O banco de dados será atualizado com a colaboração dos juízes eleitorais de todo o Brasil. De acordo com a AMB, as informações recebidas serão rigorosamente checadas para evitar que incorreções prejudiquem qualquer candidato. Só serão publicadas as denúncias que já foram aceitas pela Justiça.

Ainda segundo a AMB, o objetivo desta lista é facilitar o acesso da população e da imprensa a informações públicas e contribuir para que as eleições de 2008 transcorram da maneira mais transparente possível. “Como entidade privada, que tem como objetivos a discussão de grandes temas nacionais e as eleições limpas, a AMB tomou para si a iniciativa. Procuramos ser o mais criterioso possível”, afirmou Paulo Henrique Martins Machado, secretário-geral da entidade.

Machado destaca que não há pré-julgamento e que os processos são públicos. “É um dado relevante que o eleitor precisa saber. Será ele quem fará seu julgamento para votar”. Segundo a assessoria da AMB, houve 1 milhão de acessos ao site da entidade na tarde desta terça-feira (22). O elevado número de internautas tentando ver a lista derrubou o sistema. A quantidade de acessos surpreendeu a entidade.

Fonte: Gazeta Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.