Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Bernardo admite crescimento abaixo de 5% em 2009

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, admitiu nesta quinta-feira que o crescimento econômico do país em 2009 pode ser inferior ao deste ano - que deve ficar em torno de "5% ou até um pouco mais do que isso". Ele fez a observação ao comentar as conseqüências da elevação da taxa básica de juros, anunciada na quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Bernardo, entretanto, se recusou a fazer projeções numéricas para o crescimento econômico do ano que vem. "Eu não vou fazer isso, esse tipo de conta", disse, comentando ser ainda cedo para esse tipo de previsão. Quando repórteres observaram que o mercado financeiro já realiza estimativas sobre o tema, que oscilam em torno de 4% para o crescimento para 2009, o ministro rebateu que o mercado costuma errar, e que não iria tecer especulações sobre assunto. "O que estou dizendo é que, racionalmente falando, se estamos fazendo uma política contracionista (de contração da economia, com a alta no juro), teremos um crescimento menor (em 2009)", disse.

Durante evento promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB) nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, o ministro realizou palestra para empresários e executivos do setor de marketing. Em sua fala, voltou a classificar a inflação como o pior inimigo do governo atualmente, e justificou a posição do Banco Central (BC) de elevar os juros, comparando a atuação do banco ao do zagueiro Fontana - da seleção brasileira da década de 70 e que atuou pelo Vasco, time fluminense - que "sai da área para matar a jogada". Ainda de acordo com Bernardo, a inflação este ano deve girar em torno de 6%, abaixo do teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional, de 6,5%. Para o ano que vem, o ministro acredita que a inflação ficará no centro da meta, de 4,5%.

Fonte: Agência Estado

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.