Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Cresce número de ocupados no País

Em junho cresceu em 4,7% o número de ocupados no País, é o que revela a Pesquisa do Emprego e Desemprego (PED), realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A pesquisa comparou o mesmo mês em 2007, e observou que a elevação do índice foi possível graças a geração de 770 mil postos de trabalho e uma redução de 171 mil pessoas no universo de desempregados.

Salários

O rendimento médio dos assalariados teve ligeiro crescimento de 0,8%, em maio último, em cinco regiões metropolitanas e no Distrito Federal, passando para um ganho médio mensal de R$ 1.241.

Entretanto, a evolução dos rendimentos médios não foi homogênea, ficando mais alta em Belo Horizonte (9,2%). Em seguida, vieram Salvador (9,%) e Distrito Federal (5,5%). Em São Paulo, a alta foi de 2,1% e em Porto Alegre, de 1,3%.

Estados

A maior elevação ocorreu em Porto Alegre (8,1%), seguido pelo Distrito Federal (5,9%), Recife (5,6%), São Paulo O nível de ocupação (4,5%); Belo Horizonte (4,2%) e Salvador (1,5%).

A maioria das novas vagas é do setor de serviços (339 mil), uma expansão de 3,9%. A indústria ofereceu outros 174 mil postos (6,9%); o comércio, 152 mil (5,7%); e a construção civil , 79 mil (9,6%).

Vagas

Nesta ano a capital mineira é a que mais tem impulsionado a oferta de vagas. A coordenadora da Pesquisa, Patrícia Lino Costa, atribuiu o resultado ao bom desempenho na indústria e nos serviços decorrentes deste setor e, ainda, da construção civil.

A pesquisadora explicou que em Recife, embora a taxa de desemprego tenha crescido em 0,5%, em junho, em relação ao mês anterior, “as pessoas estão retornando ao mercado de trabalho”.
Fonte: Diap

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.