Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Alimentos dão alívio e IPC da Fipe sobe 0,45% em julho

A inflação ao consumidor em São Paulo desacelerou mais que o esperado em julho, graças à menor pressão dos alimentos e à queda nos preços dos gastos com vestuário e habitação.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,45 por cento no mês passado, ante alta de 0,96 por cento em junho, informou nesta terça-feira a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Economistas consultados pela Reuters previam uma taxa de 0,50 por cento para julho, de acordo com a mediana de 22 estimativas. Os prognósticos oscilaram de 0,45 a 0,60 por cento de alta, resultado em uma média de 0,51 por cento.

Os custos do grupo Alimentação avançaram 1,07 por cento em julho, contra alta de 2,87 por cento em junho. A variação dos preços do grupo respondeu por 54 por cento da alta do IPC em julho.

Os preços do grupo Despesas Pessoais subiram 1,19 por cento, a maior alta percentual do período.

Dois grupos que compõem o IPC registraram deflação no período. Os custos com Habitação tiveram variação negativa de 0,09 por cento. Os preços de Vestuário, por sua vez, caíram 0,03 por cento em julho.

O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.

De janeiro a julho deste ano, a inflação ao consumidor em São Paulo acumula alta 4,27 por cento. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 6,03 por cento.

Fonte: Estadão

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.