Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Emprego aumentou 43% em Londrina no primeiro semestre

A Região Metropolitana de Londrina gerou 9.340 novos empregos no primeiro semestre de 2008. O número é 43,4% maior que o verificado em igual período do ano passado, quando o resultado chegou a 6.511 novos postos de trabalho criados, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, esses números apontam um ano muito bom para a região de Londrina. “O governo do Estado direciona as políticas públicas respeitando as cidades e as necessidades de cada uma delas. Cada município tem um pólo de desenvolvimento e uma vocação para a geração de empregos”, explica.

A indústria foi o setor que mais contratou. Durante os seis primeiros meses do ano, foram 2.374 novas vagas de emprego, resultado 7% maior que o apresentado no primeiro semestre de 2007 (2.218 empregos). No setor de serviços, foram geradas 3.277 vagas perante 1.839 verificadas de janeiro a junho de ano passado, alta de 78,2%.

Já na construção civil, 1.030 pessoas foram contratadas com carteira assinada np semestre. O número representa aumento de 582,1% em relação a 2007, quando foram registradas 151 colocações.

A agropecuária, que havia gerado apenas 150 empregos entre janeiro a junho do ano passado, fechou o primeiro semestre de 2008 com a geração de 1.224 novas vagas de trabalho, resultado 716% maior.

Nos serviços industriais de utilidade pública, ingressaram 135 trabalhadores formais, 3.275% a mais que no primeiro semestre do ano passado (4). Já o comércio contratou 1.250 pessoas e a administração pública gerou 50 postos de emprego.

Colocação

Só em Londrina, foram criados 6.141 empregos com carteira assinada no primeiro semestre. A segunda cidade de maior colocação de trabalhadores na região foi Rolândia (1.531). Em Cambé, o número de pessoas contratadas no período atingiu 927.

Os outros seis municípios que compõem a região - Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Jataizinho, Sertanópolis e Tamarana foram responsáveis pelo restante das vagas ofertadas.

Com referência ao salário, os dados do Ministério do Trabalho e Emprego indicam que, nos meses de janeiro a junho de 2008, os trabalhadores da Região Metropolitana de Londrina receberam uma média salarial de R$ 584,00.

Fonte: Paraná Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.