Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Pré-sal é propriedade de 190 milhões de brasileiros, diz Lula

Após a cerimônia de posse do novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, realizada nesta quinta-feira, 28, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou que não há ainda uma definição de modelo para exploração do petróleo da camada de pré-sal. Questionado se haverá espaço para dividir para todos que reivindicam recursos oriundos do pré-sal, o presidente Lula respondeu: "o pré-sal é propriedade de 190 milhões de brasileiros, portanto, vamos fazer com que essa riqueza oriunda da natureza possa favorecer não apenas o conjunto da sociedade brasileira, mas, entre ela, as pessoas mais pobres".

Segundo o presidente, "a reserva é imensa, tem um potencial extraordinário, mas é preciso deixar fazer todas as pesquisas que têm que ser feitas até que comecemos a explorá-la". Em entrevista, o presidente lembrou que no dia 2 de setembro estará no Espírito Santo participando da exploração dos primeiros barris de petróleo de uma camada pré-sal.

"Eu acho que temos que trabalhar com muito carinho sobre o que vamos fazer com o resultado deste petróleo para que o Brasil saia ganhando como um todo". Depois de dizer que o modelo está sendo construído por um grupo interministerial, o presidente afirmou que pretende, em seguida, abrir um debate sobre o tema com a sociedade.

"Pretendo abrir este debate com a sociedade porque o petróleo não é meu. Eu tenho mais dois anos e quatro meses de mandato. E o petróleo, eu espero, que por muito tempo seja do Brasil", declarou o presidente, acrescentando que é importante envolver a sociedade neste debate para que ela diga o que é para ser feito com este petróleo.

Fonte: Estadão

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.