Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Comércio registra crescimento de 14,9% nas vendas em julho

Os setores de veículos e o de material de construção puxaram as vendas do comércio no Paraná em julho. O resultado foi o crescimento de 14,9% no volume de vendas do comércio varejista em julho, na comparação com igual mês do ano passado - pouco abaixo da média nacional, que ficou em 16,5%.

Sem esses dois setores, as vendas cresceram 6,9%, também abaixo da média do País, que foi de 11%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Paraná, a atividade de veículos, motocicletas, partes e peças registrou aumento de 26,4% nas vendas na comparação com julho do ano passado; já o setor de material de construção teve incremento de 21%.

Outros segmentos que se destacaram positivamente em julho foram o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (crescimento de 39% no volume de vendas), outros artigos de uso pessoal e doméstico (28,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (25,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (20,1%), móveis e eletrodomésticos (17,5%).

Com índices de crescimento menores aparecem as atividades de tecidos, vestuário e calçados (2,5%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%) e hiper e supermercados (1,1%). O único segmento com taxa negativa no Paraná foi o de combustíveis e lubrificantes (-0,8%); na média nacional, esse setor cresceu, sozinho, 15% no mês.

Com o resultado de julho, as vendas do comércio varejista ampliado paranaense acumulam no ano crescimento de 14,7% e, nos últimos 12 meses, expansão de 14,9%.

País

Na média nacional, o volume de vendas do comércio varejista registrou queda de 0,2% em julho, interrompendo a seqüência de quatro meses de crescimento. Já a receita nominal permanece com sua trajetória de taxas positivas, com 0,5% de crescimento.

Nas demais comparações, o volume de vendas registrou aumento de 11% sobre julho de 2007, 10,6% no acumulado no ano e 10,2% no acumulado dos últimos 12 meses.

No comércio varejista ampliado, que inclui os setores de veículos e de material de construção, o crescimento foi de 19,6% em julho, 18,6% no acumulado do ano (janeiro a julho) e 16,6% nos últimos 12 meses.

Na relação julho2008/julho2007 (série sem ajuste), todas as atividades do varejo obtiveram aumentos no volume de vendas: móveis e eletrodomésticos (19,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (21,3%); combustíveis e lubrificantes (15%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (15,1%); tecidos, vestuário e calçados (8,4%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (20,6%); e livros, jornais, revistas e papelaria (10,1%).

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.