Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Região oeste registra maior percentual

As vendas acumuladas de janeiro a julho cresceram 6,65% no Paraná, quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Em julho, na comparação com julho de 2007, as vendas aumentaram 6,56% e, em relação a junho, incremento de 5,29%. Os números são da Pesquisa Conjuntural do Comércio realizada pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR).

A região oeste do Estado é a que registra o maior aumento de vendas no acumulado do ano: 10,84%, seguida por Foz do Iguaçu (alta de 9,32%), Londrina (9,98%), Maringá (6,54%) e, finalmente, Curitiba e região metropolitana, com crescimento de 4,51%.

Para o economista Vamberto Santana, da Fecomércio-PR, alguns fatores estão influenciando de maneira positiva. Caso do aumento nos financiamentos habitacionais, crescimento na venda de bens automotivos, expansão do agronegócio, aumento da safra agrícola e valorização do real, o que favorece as importações.

Por outro lado, o comprometimento da renda do consumidor com financiamentos já assumidos e o conseqüente esgotamento do poder de compra no curto prazo é fator que impede que as vendas do comércio sejam ainda maiores.

Segundo a pesquisa da Fecomércio-PR, concessionárias de veículos, materiais de construção, supermercados, combustíveis e lubrificantes, vestuário, são alguns dos setores que estão com demanda aquecida.

A pesquisa revela ainda que as expectativas dos empresários varejistas para o resto do ano são muito boas em relação ao desempenho das vendas. Isso porque o segundo semestre concentra mais vendas que o primeiro, por conta do pagamento do 13.º salário, da restituição do imposto de renda, além do Natal.

Também contribuem para o cenário positivo indícios de queda nas taxas de inflação para os próximos meses; crescimento da oferta interna de produtos agrícolas; aquecimento do mercado da construção civil e do financiamento de imóveis; maior nível de emprego e da massa de salários.

Fonte: Paraná Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.