Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Desafios e lutas dos metalúrgicos: organizar-se para quê?

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC constituiu-se numa referência nacional e internacional por causa de sua história e das significativas conquistas. O resultado desta campanha salarial, por exemplo, vem da capacidade de mobilização e de organização da categoria. E por que Organização Sindical foi um dos temas escolhidos para o debate no 6º Congresso?

Hoje, o Sindicato possui representantes eleitos em 70% de sua base. Mas, será que isso é suficiente? Evidentemente que não! Ao contrário do que se possa deduzir, hoje mais do que nunca, é vital a importância de uma base sólida, organizada permanentemente.

Os trabalhadores e trabalhadoras vêem à sua frente uma série de desafios fundamentais para a construção de um Brasil justo e democrático.

Um dos principais desafios do Sindicato é combater a precarização das condições de trabalho, intensificada nos anos 90 com jornadas insustentáveis e desigualdade em todos os níveis de relações, entre elas gênero e raça. O trabalho decente é direito básico de cada cidadão e a luta por inclusão e respeito é a prática da solidariedade.

Cooptação

As empresas, cada vez mais, refinam seu diálogo com o trabalhador. Atualmente, somos colaboradores, parceiros, convidados a vestir a camisa e abraçar o projeto da fábrica sem, contudo, usufruirmos de forma justa dos seus resultados. A economia está crescendo. No entanto, as negociações continuam difíceis.

Somente uma ação organizada, com a participação de militantes qualificados, informados e solidários, consegue se contrapor a esse processo. A organização sindical enraizada no chão de fábrica é a sustentação para negociar e garantir direitos mais amplos como o contrato coletivo de trabalho nacional e a redução da jornada.

Por isto, é fundamental discutir o tema no 6º Congresso com a seriedade e o respeito que a classe trabalhadora merece.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.