Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

'O sistema financeiro tem que ser controlado', diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um discurso de improviso muito forte na Organização das Nações Unidas (ONU), voltou a fazer cobranças em relação à busca de soluções para a crise financeira provocada pelos Estados Unidos e cobrou de todos os países mecanismos para exigir que fatos como este não se repitam. "O sistema financeiro tem que ser controlado. As pessoas não podem viver de vendas de papéis sem gerar um único emprego", disse há pouco, em reunião na ONU com representantes do Chile, França e Espanha, em que foi discutida a busca de mecanismos para o combate à fome e à miséria no mundo.

"Onde estão os senhores que até ontem sabiam de tudo", questionou o presidente, indagando: "aonde estão os bancos que até ontem apresentavam avaliações de risco em relação a outros países no mundo". Ele ainda reclamou que cada vez "que liga o computador" o risco Brasil cresce e o dos Estados Unidos, aonde está a crise, continua no mesmo nível. "Como isso é possível se a crise é aqui?", questionou o presidente, lembrando que "o Brasil comeu o pão que o diabo amassou" para colocar a casa em ordem.

Em seguida, o presidente defendeu a taxação de fluxos financeiros e do comércio de armas para que se encontrem recursos que possam beneficiar os países pobres no combate à fome e à pobreza. "Quando pedimos isso, falamos para os ouvidos moucos dos dirigentes", disse.

Lula lembrou que "está acontecendo no mundo rico o que achamos que só acontecia com os países pobres". Ele afirmou ainda que, "se eles querem transformar mercados num cassino, não nos apresentem uma conta". Lula lembrava o que disse no discurso de ontem na ONU e reiterou imediatamente dizendo que não é possível "países ricos dividirem os lucros com eles e socializarem os prejuízos com a humanidade".

Fonte: Estadão

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.