Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Idosos: sindicato pede valorização e combate ao preconceito

O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Idosos, Arnaldo Gonçalves, indica alguns desafios ao governo para a Política Nacional do Idoso. O principal deles seria o de ensinar os outros a tratar de forma diferenciada as pessoas da terceira idade.

Ele aproveita as comemorações do Dia Nacional do Idoso, lembrado neste sábado (27) em algumas cidades, para afirmar que falta no Brasil uma cultura de valorização dos mais velhos.

Há dois anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu oficialmente a data para 1º de outubro, quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

“Quando a pessoa fica velha, a tendência da sociedade é deixá-la de lado. O preconceito contra o idoso é algo que precisa ser encarado. O idoso não pode ser visto como uma pessoa que atrapalha, mas sim como alguém que pode ajudar com experiência e vivência. As escolas precisam educar as crianças e jovens para mudar este quadro de desvalorização”, defende. “As pessoas precisam ter consciência de que um dia também ficarão velhas”, completa.

Mas de um modo geral, na juventude, ninguém pensa nisso. O aposentado José Vasconcelos, de 66 anos, nem imaginava o futuro quando era jovem. Ele trabalha atualmente como vendedor ambulante pelas ruas de Brasília, para complementar a renda.

“O salário mínimo não dá para pagar todas as contas. Por isso, agora, tenho que correr atrás de dinheiro. Se eu pudesse voltar no tempo, teria me planejado melhor, teria estudado. Eu tive muitas oportunidades, mas não aproveitei nenhuma delas. Quando a gente é novo, a gente não pensa nas coisas, agora é tarde”, lamenta.

Fonte: Agência Brasil

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.