Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Prestígio pessoal de Lula é ainda maior que o do seu Governo, revela CNI/Ibope

A semana começa com uma boa nova para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva: a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta tarde, que mostrará Lula com uma aprovação recorde desde que tomou posse em 2003.

Aos números: 69% dos brasileiros acham o seu governo "bom" ou "ótimo". Nas duas pesquisas anteriores, publicadas em março e em junho, este percentual era de 58%. Outros 23% responderam que consideram o governo "regular". Não chega a um dígito quem cravou "ruim" como resposta.

Prestígio pessoal ainda maior

O prestígio pessoal de Lula é ainda maior do que o do seu governo. Cerca de 80% dos brasileiros o avaliam positivamente. Em junho, eram 72%. São números parecidos, mais ligeiramente superiores, aos que a pesquisa CNT/Sensus tornou públicos no dia 22.

A pesquisa do Ibope ouviu 2002 pessoas na terceira semana de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A campanha ajuda

O que explica a popularidade recorde? Além do bom desempenho da economia (e do discurso "essa crise do Bush não nos atingirá"), a campanha eleitoral: Lula nunca foi tão bem falado. Os candidatos da base governista o endeusam e os oposicionistas o preservam de qualquer crítica. 

Perto de Sarney

Comparado aos presidentes do período pós-redemocratização, Lula ainda perde para José Sarney quando se cotejam as melhores avaliações de cada presidente.

Sarney atingiu 72% de "ótimo/bom" em setembro de 1986, no auge do Plano Cruzado — foi, entretanto, uma glória muito mais efêmera que a de Lula, que há mais de um ano bate recorde sobre recorde.

FHC, no primeiro mandato, alcançou 56% em março de 1997, também quando o Plano Real estava no auge do seu sucesso.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.