Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Inflação em Curitiba foi de 0,71% no mês de setembro

A inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), foi de 0,71% no mês de setembro em relação a agosto em Curitiba. O aumento nos preços dos combustíveis e de seguro voluntário de veículos fez o grupo transporte e comunicação ser responsável por mais da metade do índice de inflação. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). No acumulado do ano a inflação chega a 4,27% na capital paranaense.

O produto com a maior contribuição em todo o índice foi a gasolina que registrou alta de 5,72%. O Ipardes também registrou aumento de 8,20% no preço do álcool combustível, 14,73% no seguro voluntário de veículos, 6,51% no custo da passagem de avião. O serviço de telefonia fixa subiu 1,50%.

De acordo com o coordenador de pesquisas periódicas do Ipardes, Gino Schlesinger, o preço dos combustíveis vinha apresentando sucessivas quedas até o mês de agosto. “Sabemos que não houve nenhum aumento oficial nas distribuidoras. Acreditamos que os descontos dados no mês de agosto eram concorrenciais e assim que cessaram, houve uma alta generalizada”, acredita Schlesinger.

Segundo em influência no índice geral, o grupo saúde e cuidados pessoais teve variação de 1,78%, principalmente por causa das altas de 3,42% nos preços dos medicamentos e de 1,62% nos planos de saúde. Também foi registrado aumento de 5,74% no preço dos serviços de casas noturnas e de 2,66% no preço dos cigarros.

Em contrapartida, os alimentos e bebidas mantiveram a tendência registrada em agosto e caíram 0,62%. Os itens que mais contribuíram para esse resultado foram: leite pasteurizado (-6,94%), batata inglesa (-22,68%), pão francês (-2,42%), farinha de trigo (-9,33%), cebola (-21,67%), tomate (-7,90%) e óleo soja (-4,52%). Destacam-se, com alta de 1,37%, almoço e jantar feitos fora de casa.

Os gastos com habitação subiram 0,32%. O preço do condomínio subiu em média 0,56%. Já o preço dos vestuários teve queda de 1%, ainda reflexo das liquidações de inverno.

Fonte: RPC

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.