Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Mantega defende ação coordenada e diz que Brasil está forte

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira, 10, que a crise financeira só será resolvida com uma ação coordenada entre todos os países e que, por essa razão, decidiu convocar a reunião do G-20 - grupo integrado pelos principais países em desenvolvimento do mundo. O ministro afirmou ainda que o Brasil tem uma situação sólida e mantém o crescimento, apesar da turbulência nos mercados. O ministro embarcou na noite de quinta-feira para Washington, onde está sendo realizada a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

"Os países estão dispostos a usar todas as armas e é com esta disposição que vamos debelar a crise", afirmou o ministro ao sair de encontro com o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn. Segundo Mantega, o Brasil não tem problema de solvência de instituições, mas de liquidez. Ele ainda tentou transmitir calma ao mercado e disse: "Porque sou ministro da Fazenda do Brasil, não perdi o sono. Acho que colegas de outros países estão perdendo".

Mantega disse ainda que o governo esta "identificando rapidamente" os problemas de liquidez e combatendo-os. Estes problemas, acredita Mantega, são mais localizados e estão "em um ou outro setor que estava alavancado em câmbio e que teve problema". "Portanto, não é o caso de perder o sono, porque a nossa situação, no geral é muito satisfatória", acrescentou, citando que o Brasil tem "reservas elevadas".

Fonte: Estadão

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.