Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

GM amplia férias coletivas para até 4.000 no interior de SP

A General Motors comunicou nesta sexta-feira ao Sindicato dos Metalúrgicos que irá conceder novo período de férias coletivas para os trabalhadores da unidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Desta vez, segundo o sindicato, serão atingidos os trabalhadores da Powertrain, MVA (montagem dos modelos Corsa, Zafira e Montana) e CKD (fabricação de veículos desmontados para exportação), em períodos distintos.

Para os trabalhadores da Powertrain o período será de 17 a 30 de novembro, retornando ao trabalho no dia 1º de dezembro. No MVA, o período será de 17 de novembro a 7 de dezembro, retornando no dia 8 de dezembro.

No CKD, as férias coletivas serão de 24 de novembro a 23 de dezembro, com retorno ao trabalho no dia 5 de janeiro, já que emenda com o período do acordo coletivo de folgas, já compensadas pelos trabalhadores no decorrer do ano.

Em seu comunicado, a GM não informa o número de trabalhadores que serão atingidos pela medida. Mas a estimativa do sindicato é que sejam afetados de 3.000 a 4.000 funcionários.

A GM também não informa os motivos de sua decisão. Para o sindicato, no entanto, a medida é reflexo do agravamento da crise mundial.

Ontem, a empresa anunciou férias coletivas para as unidades de São Caetano (Grande SP) e Gravataí (RS), alegando a necessidade de adequar seus estoques diante da "restrição de crédito que já impacta as vendas de veículos no mercado interno".

"Essa é mais uma medida que prova que os empresários querem jogar a conta da crise nas costas dos trabalhadores. Nossa reivindicação é que a empresa garanta a estabilidade de emprego dos trabalhadores a qualquer custo", disse o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região Luiz Carlos Prates, o Mancha.

Em São José dos Campos, a decisão de conceder um segundo período de férias coletivas aos funcionários acontece menos de um mês após o primeiro anúncio, que ocorreu no dia 3 de outubro.

Na ocasião, a empresa anunciou férias coletivas de 20 de outubro a 2 de novembro para cerca de 1.500 trabalhadores.

Em setembro a empresa já havia aberto um PDV (programa de demissão voluntária) com o objetivo de reduzir postos de trabalho, mas não informou quantos funcionários aderiram ao programa.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.