Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Informalidade predomina entre jovens, revela estudo da OIT

As taxas de desemprego se situam entre dois a quatro vezes mais elevadas que as dos adultos Estudo apresentado pela Organização Internacional do Trabalho OIT), no dia 30 de outubro, analisou a relação juventude e trabalho digno e as vinculações entre trabalho infantil e emprego juvenil na América Central, no Panamá e na República Dominicana.

O estudo revela que dos quase dez milhões de jovens com idade entre 15 e 24 anos que vivem nessas regiões, pouco mais da metade é economicamente ativa, 4,5 milhões estão ocupados e mais de 600 mil estão desempregados.

Segundo o relatório, os jovens representam a quarta parte da força laboral da sub-região e 45% da população total desempregada. As taxas de desemprego se situam entre dois a quatro vezes mais elevadas que as dos adultos, sendo especialmente significativas na Costa Rica, Panamá e República Dominicana.

Maior incidência de desempregoA incidência do desemprego é maior nas mulheres jovens, chegando a quase o dobro da taxa encontrada nos homens jovens. As taxas também são elevadas na juventude de lares mais pobres.

A informalidade predomina entre os jovens: dois em cada três deles estão nesse setor. Sete em cada dez trabalham sem proteção à saúde ou pensões. Além disso, 2,3 milhões de jovens não trabalham nem estudam, sendo que na zona rural esse número é maior.

Baixa intensidadeO informe conclui que o crescimento econômico tem baixa intensidade no emprego juvenil; no entanto, as atividades consideradas mais modernas do setor de serviços se mostram mais propensas a contar com jovens. O documento aponta ainda que o entorno institucional mostra escassas e pouco articuladas políticas de emprego juvenil, com baixa participação dos atores sociais e limitada representatividade da juventude.

De acordo com o relatório, a extensão da experiência dos programas de transferências monetárias condicionadas à permanência dos jovens adolescentes na escola junto a uma adequada oferta educativa para esta população é uma medida que deveria ser avaliada.

Trabalho infantilSobre o trabalho infantil, o informe afirma que segue sendo um desafio de grandes magnitudes na sub-região.

As evidências são conta de que crianças e adolescentes que participam de atividades econômica abandonam a escola mais cedo que seus pares ou apresentam o menor aproveitamento acadêmico, o que resulta em uma inadequada inserção no mercado de trabalho, limitando suas possibilidades de progresso.

Entre as recomendações fornecidas pelo documento, estão: melhorar o vínculo com o mundo produtivo e maior integração do mundo produtivo; e promover a responsabilidade social empresarial. E, ainda, desenvolver o "espírito empreendedor" e a formação e o desenvolvimento de empresários jovens; ampliar a cobertura e a qualidade da proteção social para a juventude; criar oportunidades de trabalho digno a grupos focalizados; promover o desenvolvimento institucional.

(Fonte: Diap)

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.