Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Deputados repudiam proposta de ‘flexibilização’ das leis trabalhistas

Deputados da bancada petista na Câmara classificaram como "oportunista" o pleito do presidente da Vale, Roger Agnelli, ao solicitar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a flexibilização temporária das leis trabalhistas em função da crise econômica mundial.
Para os parlamentares, o que as grandes empresas precisam fazer é usar parte dos exorbitantes lucros faturados nos últimos anos para manter empregos e não comprometer o poder de compra dos trabalhadores. Entre as propostas do presidente da Vale, publicadas na imprensa neste domingo (14), está a redução de salários, da jornada de trabalho e dispensa de contratos trabalhistas.

"É uma proposta oportunista. Os empresários não podem se aproveitar da crise para escrachar os trabalhadores. Isso é um pensamento da época da ditadura, quando se buscava individualizar os lucros e socializar os prejuízos", afirmou o deputado André Vargas (PT/PR).

O petista lembrou que a Vale tem obtido os maiores lucros entre todas as mineradoras do mundo. A empresa tem um faturamento superior a US$ 30 bilhões por ano, emprega mais de 60 mil pessoas e está presente em mais de 30 países.

André Vargas elogiou as medidas que o Governo tem adotado para combater os reflexos da crise na economia brasileira e disse que a estratégia de manter os investimentos públicos e reduzir impostos vai manter a economia aquecida.

"Não podemos transferir a conta da crise mundial para os trabalhadores brasileiros. A proposta de Agnelli atende unicamente ao capitalismo selvagem. Se reduzirmos o poder de compra dos trabalhadores, aí sim, teremos problemas com a crise", avaliou.

Equívoco
Para o deputado Marco Maia (PT/RS) a proposta do presidente da mineradora é um equivoco. "Ao contrário do que propõe o presidente da Vale, o que o País precisa fazer é dar condições ao trabalhador para que não seja reduzido seu poder de compra. Qualquer medida que restrinja o consumo acentuará ainda mais os efeitos da crise".

E acrescenta: "Uma coisa compensa a outra. Se agora os grandes empresários, especialmente os que atuam no ramo da exportação, têm menos lucros, no passado eles bateram recordes. Eles devem usar o saldo para segurar as despesas em momentos de dificuldades como este", afirmou Maia.

Marco Maia também destacou os efeitos positivos das medidas anunciadas pelo presidente Lula contra a crise. "O presidente Lula adotou medidas de incentivo ao crédito, redução de juros e impostos. No último fim de semana, por exemplo, as montadoras de carros sentiram na prática os efeitos da medida que reduz impostos para a compra de carros novos. Estamos no caminho certo, não há necessidade de se pensar em redução de salários ou de precarização das relações trabalhistas", finalizou.

(Fonte: Agência Informes)

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.