Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Governo anunciará medidas para garantir emprego e consumo, diz ministro

O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) confirmou nesta terça-feira que nos próximos dias a equipe econômica vai anunciar medidas que visam garantir a manutenção de empregos e estimular o consumo no país. A decisão foi reiterada hoje durante a reunião de coordenação realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na presença do vice-presidente, José Alencar, e ministros.

Múcio não adiantou quais setores serão atendidos pelas medidas, mas destacou que Lula tem conversado diretamente com empresários de várias áreas para ouvir opiniões e apelos.

Segundo Múcio, algumas medidas serão anunciadas já na próxima semana pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento).

"Essas medidas são para que nossas ranhuras sejam as menores possíveis", disse Múcio. "É necessário que tudo isso seja bem costurado", afirmou ele, lembrando que todos os setores da economia têm sido consultados também por Mantega, Paulo Bernardo e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Para Múcio, os três primeiro meses do ano --de janeiro até março-- deverão servir como uma espécie de termômetro sobre os efeitos da crise financeira internacional. 'Esses três primeiros meses darão um norte para a economia. Será uma mostra do que vai ser o ano de 2009 [em termos econômicos]", afirmou.

Governadores

Ainda neste mês Lula quer reunir os governadores dos Estados do Norte e Nordeste para discutir as medidas de reação aos eventuais efeitos da crise financeira na economia dessas regiões. Segundo Múcio, a data ainda não está marcada, mas o objetivo é iniciar uma série de encontros com os governadores a partir destas regiões.

Os governadores do Centro-Oeste, Sul e Sudeste deverão se reunir com o presidente em fevereiro, depois do encontro de Lula com os prefeitos eleitos e reeleitos também para debater sobre a crise e as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Lula pretende apelar aos governadores e prefeitos para União, Estados e municípios atuem como parceiros nas ações comuns e com o objetivo de enfrentar a crise financeira e garantir a execução das obras do PAC.

O assunto foi tema de parte da reunião de coordenação, realizada na manhã de hoje, no Palácio do Planalto, na qual estavam o vice-presidente, José Alencar, e os ministros Luiz Dulci (Secretaria Geral), Dilma Rousseff (Casa Civil), Múcio, Franklin Martins (Comunicação Social) e Tarso Genro (Justiça). Mantega e Paulo Bernardo não participaram da reunião porque estão em férias.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.