Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Sindicatos vão entregar reivindicações à mineradora Vale no próximo mês

Dois sindicatos de Minas Gerais, que representam 4.500 funcionários da mineradora Vale, devem apresentar no dia 11 de fevereiro, à direção da empresa, a proposta de cortar pela metade a remuneração mínima de US$ 2,5 bilhões a ser paga aos seus acionistas, enquanto durar a crise financeira.

Na proposta, os sindicatos pedem ainda que a Vale deixe de fazer investimentos no exterior e que readmita todos os empregados dispensados, inclusive os de empresas terceirizadas. O documento foi apresentado ontem (27) a outros quatro sindicatos de funcionários da Vale, que devem avaliar as reivindicações. A proposta deverá ser apresentada durante manifestação marcada para o dia 11 de fevereiro, em frente ao prédio da Vale, no centro do Rio de Janeiro.

Os sindicatos responsáveis pelas reivindicações, Metabase de Congonhas e Metabase de Itabira, foram os dois que não aceitaram a proposta da Vale, de conceder licença-remunerada a parte de seus funcionários, com a garantia de metade dos salários e de todos os benefícios até o dia 31 de maio deste ano. A proposta de licença-remunerada da Vale havia sido aceita pelos outros quatro sindicatos de Minas Gerais, um de Mato Grosso do Sul e um do Pará, que representam no total 16 mil funcionários.

Segundo a assessoria de imprensa da Vale, desde o início da crise, a empresa já demitiu 1.300 funcionários e concedeu férias coletivas de um mês a 5.500 empregados. A Vale também está colocando em treinamento 220 funcionários, para que eles comecem a exercer novas funções.

A assessoria informou também que a Vale não vai comentar a contra-proposta dos dois sindicatos mineiros, sobre o corte na remuneração dos acionistas e a interrupção dos investimentos do exterior, já que a empresa ainda não recebeu oficialmente a proposta.

Fonte: Agência Brasil

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.