Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Apesar do aumento nas vendas setor automotivo demitiu em janeiro

As vendas de carros novos cresceram 1,5% em janeiro, em relação a dezembro de 2008. No mês passado foram vendidas 197,5 mil unidades. Com isso, a produção de veículos no Brasil avançou 92,7% em janeiro, em comparação com o mês anterior (96.586), somando 186.100 unidades.

Os dados foram divulgados foram pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Ainda de acordo com os dados da Anfavea, os empregos no setor caíram 1,5% em janeiro, com o corte de 1.858 vagas – o terceiro mês seguido de desaceleração.

IPI
A alta da produção e das vendas em janeiro pode ser explicada, dentre outros fatores, pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), anunciada pelo governo em dezembro. Para carros populares, de até mil cilindradas (tanto a álcool quanto à gasolina), o imposto foi reduzido de 7% para zero.

Para automóveis de mil a duas mil cilindradas, movidos à gasolina, o índice diminui de 13% para 6,5% e, para os flex (bicombustível) e a álcool, de 11% para 5,5%. A redução do tributo vigora até o próximo dia 31 de março.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.