Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Sindicatos pedem corte da taxa de juros contra retração do PIB

Entidades sindicais cobraram do Comitê de Política Monetária (Copom) um corte brusco na taxa básica de juros (Selic) para evitar novas retrações do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas e bens produzidos no país.

Nesta terça-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou queda de 3,6% no PIB no último trimestre de 2008 na comparação com o trimestre anterior. Hoje (11), o Copom anuncia a nova taxa de juros da economia brasileira.

"Como podemos alavancar a economia sendo campeões mundiais em taxa de juros?", questionou a Força Sindical, em comunicado enviado à imprensa nesta tarde.

"São necessárias medidas urgentes e uma ação intensa do Governo, como uma queda drástica na Taxa Selic, uma forte diminuição no spread bancário [diferença entre a taxa de captação dos bancos e a que é cobrada aos clientes] e mais investimentos em infra-estrutura."

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, filiado à Força Sindical, também sugeriu cortes na taxa Selic contra o encolhimento da economia. "O Copom precisa abandonar o conservadorismo e reduzir drasticamente a taxa Selic para que o Brasil tenha como alavancar os seus investimentos e para que tenhamos crédito", afirma o sindicato. (Com Agência Brasil)

Fonte: Diap / Agência Brasil

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.