Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

OIT faz apelo por 'pacto mundial' para a geração de empregos

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) fez nesta terça-feira (24) um apelo à criação de um pacto mundial pelo emprego, que converta a questão em prioridade entre as medidas de reativação da economia mundial.

No Brasil, seguro-desemprego será ampliado: veja ao lado

"Precisamos implementar o mais cedo possível uma estratégia de recuperação coerente, coordenada, e que esteja orientada para o emprego", disse o diretor-geral da OIT, Juan Somavia.

Somavía disse que esta é a mensagem que sua organização quer enviar à cúpula do G20, grupo que reúne os países mais ricos do mundo e as principais nações emergentes, que acontecerá em Londres, na semana que vem.

Vagas cortadas

De acordo com a OIT, entre 2008 e 2009, a projeção é que a eliminação de empregos atinja 52 milhões de vagas no mundo. "Se as medidas de estímulo atrasarem, a crise do emprego se tornará prolongada e severa, e a recuperação só começaria em 2011", advertiu.

Ele ressaltou que o mundo precisará criar 90 milhões de postos de trabalho nos próximos dois anos para evitar um aumento do desemprego, que afetava mais de 200 milhões de pessoas em 2008.

Crescimento

A organização afirmou também que sua previsão de crescimento mundial de 0,5%, serão revistas para baixo nas próximas semanas, tendo em conta que o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê recessão mundial, com retração de 0,5% a 1% no PIB.

"Se forem aplicadas medidas coordenadas em resposta à crise nos próximos três meses, poderíamos estabilizar o desemprego, e o crescimento do emprego poderia começar em 2010", frisou o diretor-geral da organização.

Fonte:G1

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.