Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Governo estende redução de IPI a mais eletrodomésticos

Máquinas de lavar com maior capacidade também ganharão desoneração via decreto. Lula cobra da equipe econômica mais medidas que aqueçam o mercado interno para sustentar um PIB positivo neste ano

O Governo incluiu máquinas de lavar com capacidade entre 10 kg e 20 kg entre os produtos beneficiados pela redução do imposto a eletrodomésticos.

Anunciada na última sexta-feira (17), a queda de 10 pontos percentuais na tributação das máquinas de lavar ficou inicialmente restrita aos modelos até 10 kg. Mas metade das vendas do setor se concentra em versões que lavam entre 10 kg e 20 kg.

Um segundo decreto presidencial será editado para estender o benefício. Segundo a Fazenda, não haverá aumento na renúncia fiscal. Os cálculos de perdas com a queda do IPI, de R$ 173 milhões no ano, já incluem todas as máquinas.

Além das máquinas de lavar, o presidente Lula reduziu o IPI de geladeiras, fogões e tanquinhos. Com mais crédito para os grandes varejistas, Lula espera aquecer as vendas. É ação semelhante à já feita com a redução do IPI para veículos.

Lula tem cobrado da equipe medidas que aqueçam o mercado interno. Avalia que o consumo das famílias, a exemplo dos últimos três anos de forte crescimento, poderá ser o motor da economia.

Apesar da opinião de auxiliares do próprio Lula de que será difícil obter uma taxa de crescimento do PIB de 2% em 2009, o presidente tem insistido nessa meta. Já disse reservadamente que, se o governo se contentar com um número menor, poderá ver a economia encolher neste ano.

Lula quer evitar um PIB negativo. Crê que seria interpretado como símbolo de derrota do Governo no combate aos efeitos da crise internacional no País. Já um PIB positivo, mesmo modesto, reforçaria o argumento de Lula de que o país sofrerá menos que outros.

E um bom desempenho no biênio 2009/2010 é fundamental para vitaminar a chance da provável candidata presidencial de Lula em 2010, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Fonte: Folha de S.Paulo

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.