Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Ação de prevenção de doenças em suínos foi extinta pelo governo

No orçamento do governo federal não há mais uma ação exclusiva para prevenir e controlar doenças nos suínos, como existia até 2007. O Ministério da Agricultura, que era responsável por administrar esta rubrica, agrupou-a em uma ação mais genérica, a de “prevenção, controle e erradicação de doenças dos animais”. A nova ação inclui combate a moléstias relacionadas a suideocultura, mas não há um percentual exato de quanto é aplicado diretamente em suínos. Ainda assim, a ação mais genérica sobre o tema não foi tão bem contemplada financeiramente em 2008, quando dos R$ 124,6 milhões autorizados em orçamento, pouco mais de R$ 39 milhões foram efetivamente desembolsados, ou seja, menos de 32% do total previsto para o ano (veja tabela).

O objetivo do Ministério da Agricultura com a ação de prevenção e erradicação de doenças animais é garantir a segurança zoosanitária nacional, visando agregar valor qualitativo aos animais, seus produtos e subprodutos, de acordo com os parâmetros técnicos e sanitários recomendados por organismos internacionais. Por meio da ação, o ministério determina diretrizes zoosanitárias para o país, como o estabelecimento de barreiras sanitárias e estações de quarentena; elaboração de planos de contingência e de emergência; caracterização de áreas do país, zonas ou propriedades livres de enfermidades; campanhas nacionais e regionais de prevenção e controle local; além da consolidação de sistema de informação zoosanitária.

Fonte: Contas Abertas

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.