Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Gastos públicos na internet: prazo para sanção presidencial de projeto vence amanhã

A sanção para o projeto de lei complementar que obriga governos federal, estaduais e municipais a disponibilizar informações sobre receitas e despesas na internet deverá ocorrer até amanhã. A proposta foi aprovada pelo Congresso Federal no último dia 5 e o prazo para que o presidente Lula sancione o texto se encerra nesta quarta-feira. Uma das maiores novidades do novo projeto, segundo o texto, é que as informações orçamentárias e financeiras dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) serão divulgadas em tempo real e incluirão dados estaduais e municipais.

O objetivo da proposta é fazer com que o cidadão comum, além da imprensa e da sociedade civil organizada, fiscalize o uso do dinheiro público por meio da internet em qualquer lugar do país. Os gestores administrativos terão de disponibilizar todos os procedimentos, sejam contratos, convênios, empenhos ou pagamentos, e dados relativos ao lançamento e ao recebimento das receitas dos governos, inclusive de recursos extraordinários.

Além de disponibilizar os gastos públicos, a lei prevê o incentivo à participação popular com a realização de audiências públicas durante os processos de elaboração e discussão dos planos orçamentários. Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato poderá denunciar aos tribunais de contas e ministérios públicos o descumprimento das prescrições estabelecidas.

De acordo com o texto do Projeto de Lei Complementar 217/04, estados e municípios que não disponibilizarem as informações dentro do prazo estabelecido terão suspensas as transferências voluntárias realizadas pela União. O período de adaptação varia de um a quatro anos. União, estados e municípios com mais de 100 mil habitantes terão um ano para adaptação; entre 50 e 100 mil habitantes dois anos; e abaixo de 50 mil, os municípios terão quatro anos.

Hoje, alguns órgãos públicos já reproduzem as despesas da União na internet. O Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU), por exemplo, abriga informações sobre os gastos do Poder Executivo. O Senado e a Câmara também possuem bancos de informações, o Siga Brasil e o Orçamento Brasil, que são mais abrangentes e reúnem dados consolidados dos Três Poderes. No entanto, as informações não são atualizadas diariamente, não incluem orçamentos estaduais e municipais e, alguns, demandam conhecimento especializado para navegação.

Todos esses portais são de acesso público e reproduzem informações do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), que reúne receitas e despesas da União e têm acesso restrito a parlamentares, membros do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público.

O Contas Abertas entrou em contato com a Casa Civil para saber se o projeto será sancionado pelo presidente Lula até amanhã, na íntegra ou com vetos. A assessoria de imprensa informou que por enquanto “não dá para afirmar nada”, pois o texto está sendo analisado pelo departamento jurídico.

Fonte: Contas Abertas

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.