Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Confiança do consumidor brasileiro melhora no segundo trimestre

A confiança do consumidor recuperou-se entre abril e junho depois de dois trimestres seguidos em queda, de acordo com indicador da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta quinta-feira (18).

O índice aumentou 3,7 por cento frente ao primeiro trimestre deste ano e manteve-se praticamente estável em relação a igual período de 2008.

"Apesar do crescimento, o índice ainda registra queda de 4,6 por cento na comparação com o indicador do terceiro trimestre de 2008, quando os efeitos da crise econômica internacional ainda não eram tão evidentes sobre a economia brasileira", ponderou a CNI.

A pesquisa mostrou que a melhora deve-se, principalmente, a expectativas mais positivas sobre desemprego e inflação.

A expectativa de evolução da renda pessoal manteve-se estável, enquanto outro componente mostrou uma redução no endividamento dos consumidores. Apesar disso, a situação financeira dos consumidores continua fraca.

"O índice de evolução da situação financeira recuou 0,6 por cento na comparação com o trimestre anterior, a terceira seguida nesta comparação, acumulando recuo de 5,9 por cento desde o terceiro trimestre de 2008", acrescentou a CNI.

A CNI ouviu 2.002 consumidores de 143 municípios em todo o Brasil.

Fonte: Reuters

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.