Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Com IPI reduzido, marca de 3 milhões de carros vendidos será alcançada neste ano

A marca de 3 milhões de veículos vendidos, que era esperada para o ano passado e que não foi alcançada devido à crise no quarto trimestre, deverá ser atingida neste ano. Isso é o que prevê o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Jackson Schneider.

A estimativa considera a prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para carros, anunciada pelo governo na semana passada. Anteriormente, a previsão era de uma queda de 4% na comercialização, em relação ao ano passado, totalizando 2,7 milhões de unidades. Agora, espera-se crescimento de 6,4% nas vendas.

Produção
Já para a produção, a Anfavea espera que haja um crescimento de 5,2%, o que representaria pouco mais de 3 milhões de unidades produzidas. Em relação ao que era previsto antes da prorrogação do IPI, também houve melhora, já que inicialmente a entidade esperava queda de 11,1%, com 2,8 milhões de veículos produzidos, de acordo com a Agência Brasil.

Apenas no primeiro semestre deste ano, as vendas cresceram 3% na comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 1,407 milhão de unidades para 1,449 milhão, atingindo um recorde para o setor. Na comparação entre maio e junho, o crescimento foi de 21,5%.

Para Schneider, além da redução do IPI, contribuiu para o resultado a queda dos juros, o maior volume de crédito disponível e a retomada da confiança no mercado. Porém, ele também lembra que as exportações continuam caindo, sendo que, em valores, a queda foi de 51% na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período de 2008.

Fonte:Infomoney


Embraer entrega 96 aeronaves no 1º semestre

A Embraer entregou 56 aeronaves no segundo trimestre de 2009 para os segmentos de aviação comercial, executiva e de defesa, quatro a mais que os 52 aviões entregues entre abril e junho de 2008. Nos seis primeiros meses do ano, a empresa entregou 96 aeronaves, uma a menos que no período janeiro-junho do ano passado. No fim de junho deste ano, a carteira de pedidos firmes da companhia somava US$ 19,8 bilhões, contra os US$ 20,7 bilhões de 12 meses antes.

No total, os pedidos firmes em carteira da companhia somavam 340 aeronaves no fim de junho.

Do total de aeronaves entregues pela fabricante no segundo trimestre deste ano, 35 foram para empresas de aviação comercial, enquanto 19 foram destinados para a aviação executiva e dois para o segmento de defesa.

Entre os contratos assinados pela Embraer no segundo trimestre estão o acordo de sete pedidos firmes para o jato Embraer 190 feito com a KLM Cityhopper, subsidiária regional da KLM, que tem ainda 11 opções de compra com a companhia brasileira. Também foi assinado um contrato com a Austral Líneas Aéreas, da Argentina, para venda de 20 jatos Embraer 190, acordo que não está incluído na carteira de pedidos firmes.

Entre as entregas realizadas pela fabricante brasileira, estão o primeiro jato Embraer 190 para a austríaca Niki Luftfahrt GmbH; um Embraer 195 para a Augsburg Airways, parceira da Lufthansa Regional; um Embraer 170 para a australiana Airnorth; e três Embraer 175 para a brasileira Trip Linhas Aéreas.

No segmento de defesa, a Embraer assinou, em abril, um contrato com Força Aérea Brasileira (FAB) para o programa de desenvolvimento e fabricação da aeronave de transporte militar KC-390. Também em abril, a empresa fechou contrato para a modernização de 12 jatos da Marinha do Brasil.

Fonte: Valor Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.