Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

BNDES ajudará a manter juros em um dígito, diz Coutinho

Coutinho, que apresentou hoje o desempenho do BNDES no primeiro semestre, ressaltou que a aposta do banco no incentivo à criação de capacidade no parque produtivo brasileiro é uma forma de garantir expansão da oferta antes de um aumento da demanda, evitando pressões inflacionárias no futuro.

"Um dos papéis do BNDES é ajudar o Banco Central no médio e no longo prazo. A forma de ajudar é fortalecer o investimento que cria capacidade produtiva, cria oferta e impede que haja desequilíbrio entre oferta e demanda", afirmou Coutinho.

No mês passado, Coutinho e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciaram reduções de juros em diversas linhas do banco de fomento como forma de incentivar o setor de bens de capital. Entre as medidas tomadas está a redução dos juros para aquisição e produção de máquinas e equipamentos nas linhas Finem, Finame, Finame Agrícola e BNDES Automático, de 10,25% ao ano, em média, para 4,5% ao ano, exceto para aquisição de ônibus e caminhões, que terá taxa fixa de 7%. Na exportação, o custo do pré-embarque foi reduzido de 12,05% ao ano, em média, para 4,5% anuais, e o do pós-embarque caiu em 2 pontos percentuais.

O presidente do banco de fomento frisou que o BNDES tem uma contribuição macroeconômica "que nem sempre é compreendida".
"Espero que (a taxa básica de juros) fique em um dígito e que, em termos reais, fique em patamar 'sub-cinco'" , disse Coutinho. "Temos que pensar em criar condições para que economia brasileira poupe e invista mais" , acrescentou.

Fonte:  Valor Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.