Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Copom reduz selic para 8,75%; mercado quer esta taxa até final do ano

Trabalhadores e empresários se uniram para criticar a redução no ritmo de queda da taxa básica de juros (Selic), reduzida em meio ponto percentual pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Ainda pior é a impressão, pelo comunicado do BC, de que os cortes acabaram este ano.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Armando Monteiro Neto (PTB/PE), afirmou que a crise financeira internacional não foi superada e cobrou um corte "mais expressivo" nos juros.

Além disso, o comportamento dos preços no atacado claramente permite a manutenção de uma política monetária mais agressiva, defendeu o presidente da CNI.

Armando Monteiro Neto afirma ainda que a "taxa Selic real mantém-se próxima a 5% ao ano, o que é muito elevado para os padrões mundiais de uma economia deflacionária. Esse diferencial provoca a entrada de recursos externos de curto prazo que favorece a valorização excessiva do real", disse.

"Muito tímida"
A Força Sindical considerou a decisão do Copom "muito tímida".

O presidente da Força, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT/SP) diz que "a medida frustra os trabalhadores que ansiavam por uma queda maior, melhorando o ambiente econômico para o segundo semestre deste ano.

O presidente do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon/RJ), Paulo Passarinho, disse que a queda significa a manutenção da política que já vinha sendo desenvolvida pelo Banco Central (BC) e que é adotada atualmente no mercado financeiro internacional.

"Só que nós partimos de uma taxa básica muito alta no início do processo de redução, em torno de 13%".

"Do meu ponto de vista, o grande problema do Brasil, em termos de administração macroeconômica, é a manutenção do modelo de integração financeira do país, que impõe a liberalização aos fluxos de capital de qualquer tipo".

A decisão do Copom de reduzir a taxa em 0,50 ponto percentual, para 8,75% ao ano, foi unânime.

Fonte: Monitor Mercantil
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.