Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Sociedade e sindicatos devem pressionar para que juros caiam ainda mais, diz economista

O Banco Central reduziu em meio ponto percentual a taxa básica de juros brasileira, confirmando a tendência de queda dos últimos meses.

Com o corte desta quarta-feira (22), a Selic passa de 9,25% ao ano para 8,75%. É a quinta queda seguida dos juros, que já são os mais baixos da história do país.

Segundo a economista Marilaine Teixeira, da Confederação dos Químicos, a redução da Selic é um importante passo para o reaquecimento definitivo da economia brasileira: "A taxa de juros é fundamental, por um lado ela possibilita que as empresas continuem tendo acesso a crédito para financiar suas atividades produtivas com recurso mais barato e por outro lado a sociedade como um todo, consumidores de uma forma geral, eles também podem ter acessos a recursos para financiar suas compras."

Marilaine Teixeira afirma também que é preciso garantir que a queda dos juros seja repassada de fato aos consumidores de crédito.

"Depende da sociedade e do movimento sindical, além de ficar comemorando e saudando a iniciativa do Banco Central de continuar a reduzir a Selic. Fazer pressão para que as instituições financeiras e os bancos reduzam o spread bancário e possam colocar na sociedade dinheiro mais barato ", diz Teixeira.

Segundo a economista, é necessário pressionar o Banco Central e as instituições financeiras para uma redução real do spreed bancário no país. Para ela ainda há espaço para novos cortes na taxa de juros.

O Comitê de Política Monetária, que define a taxa Selic, se reúne novamente entre os dias 01 e 02 de Setembro.

Fonte: Brasil Atual

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.