Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Imóvel: desempregado poderá ter parcelas de crédito da CEF suspensas

 Desempregados que pagam financiamento da casa própria da Caixa Econômica Federal poderão ser beneficiados caso um projeto de lei que tramita no Senado seja aprovado. A medida prevê que aqueles que estejam recebendo seguro-desemprego tenham as prestações do imóvel suspensas.

"O objetivo do projeto é exatamente permitir que o desempregado, que se socorre do seguro-desemprego, tenha a tranquilidade de não se preocupar com a prestação do seu imóvel durante essa fase de transição até a economia se estabilizar", afirmou o autor da proposta, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), de acordo com a Agência Senado.

Para diminuir a inadimplência
O Projeto de Lei 84/09 prevê que a suspensão deve ser mantida durante todo o período em que o beneficiário receba o seguro, acrescidos mais seis meses. As prestações que ele deixar de pagar deverão ser refinanciadas pela Caixa.

Segundo Colombo, a proposta deve evitar que o sistema habitacional brasileiro atinja "perigoso nível da inadimplência", por conta da redução do nível de emprego causada pela crise mundial.

Ainda de acordo com o deputado, não faz sentido o Estado pagar um benefício que assegura o sustento mínimo do desempregado e, ao mesmo tempo, cobrar dele prestações financiadas.

A medida tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Financiamento pela CEF
De acordo com o Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), financiamentos da casa própria intermediados pela Caixa responderam por 36,17% dos contratos assinados em abril. Já os financiamentos por outros bancos atingiram 7,45% do total das vendas.

Fonte: Infomoney

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.