Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Sinalizando arrefecimento da crise, pequenas indústrias anunciam contratações

No terceiro trimestre deste ano, nada menos que 19,8% das micro e pequenas indústrias pretendem contratar uma média de 2,6 funcionários, revela pesquisa realizada pelo Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo). O resultado pode indicar o arrefecimento da crise econômica, que traz consigo o aumento do otimismo dos empresários.

A pesquisa foi realizada nos primeiros oito dias deste mês e abrangeu 1.068 empresas no estado de São Paulo com até 50 funcionários. Desse total, a maioria (67,2%) possui até nove empregados, 26,8% têm entre dez e 29, e 6%, entre 30 e 50 funcionários.

Demissões
No que se refere às demissões, uma minoria (6%) pretende demitir no terceiro trimestre, sendo que, destas, a maior tendência (57,1%) se concentra entre as que possuem de dez a 29 funcionários, seguidas por aquelas com até nove (42,9%).

O resultado ratifica a tendência de queda nas demissões do setor, com o abrandamento da crise. Para se ter uma ideia, no segundo trimestre deste ano, 35,3% afirmaram ter dispensado funcionários. As demissões, nesse período, foram mais frequentes nas organizações com até nove colaboradores (51,2%).

Por fim, o levantamento também levou em conta as dificuldades a serem enfrentadas no segundo semestre. A mais citada foi a incerteza (35,3%). Depois, aparecem a queda nas vendas (27,6%), a falta de crédito (6%) e a carga tributária (3,5%). Em contrapartida, 14,7% estão otimistas e afirmaram não prever dificuldades para os próximos meses.

Fonte:Infomoney

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.