Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Paraná tem o melhor desempenho industrial da região Sul

Paraná é o estado que teve melhor desempenho industrial das regiões Sul e Sudeste e o segundo melhor do país, durante os primeiros seis meses de 2009. Segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os impactos da crise sobre a indústria paranaense foram menores que nos demais estados. Quando comparado ao mesmo período de 2008, a Produção Industrial no Paraná acumulou uma variação negativa de 5,9%. No Brasil, essa variação foi de -13,4%, e no estado de São Paulo a produção industrial acumulou uma variação de -14,4%.

Em comparação com os demais estados do Sul, o Paraná também se encontra numa condição mais favorável, uma vez que Santa Catarina acumulou uma variação de -12,9% na sua produção industrial, e no Rio Grande do Sul a queda foi de -13,5%.

O Ipea fez ainda um estudo para estimar os impactos interregionais da crise. Observou-se que, pelas características do comércio interregional, a região Sul seria a segunda mais afetada pela crise. Fato que se confirma ao se observar o comportamento da produção industrial em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Neste sentido, o Paraná, mais uma vez, apareceu como uma exceção à regra, apresentando um desempenho melhor que o observado nos estados da região.

Segundo as previsões do Ipea, o tempo de recuperação das regiões também deve acontecer de forma diferenciada. Enquanto se espera que no Nordeste a recuperação leve em torno de 16 meses, no Sudeste ela deve acontecer após 11 meses, ao passo que no Sul a recuperação se dará apenas oito meses após o início da crise.

Na avaliação do secretário do Planejamento, Enio Verri, esta é uma janela de oportunidades que está se abrindo diante da economia paranaense,uma vez que aqui os investimentos também poderão retornar a níveis satisfatórios antes dos demais estados do Sul, já que a menor queda implica também numa menor capacidade ociosa.

"Se os prognósticos do Instituto se confirmarem, a evolução do emprego no Estado assumirá uma dinâmica ainda mais intensa. Vale ressaltar que o emprego no Paraná já vem mantendo um desempenho superior ao observado nos demais estados da federação", ressaltou Verri.

Comércio

Sobre a pesquisa divulgada pelo IBGE, que indicou um crescimento de 6,3% das vendas do comércio varejista paranaense em junho, o secretário do Planejamento avaliou que o aumento aconteceu, principalmente, em função da redução de imposto sobre os 95 mil itens de consumo. Segundo a pesquisa do IBGE, o resultado do Paraná é superior ao registrado pelo comércio varejista brasileiro, cujo crescimento do volume de vendas atingiu 5,6%.

No acumulado de janeiro a junho de 2009, as vendas do setor no Paraná aumentaram 4,5%, também acima do resultado nacional. Entre os segmentos que contribuíram para o bom desempenho estadual, merece destaque o ramo de equipamentos de escritório, informática e comunicação, com alta de 140,7% nas vendas no primeiro semestre. Nesse mesmo período, o segmento de artigos farmacêuticos e médicos registrou crescimento de 22,6%, enquanto o ramo de hipermercado e supermercados contabilizou acréscimo de 2,3% nas vendas.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.