Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Montadora oferece emprego para deficientes

Pessoas portadoras de deficiência têm uma boa oportunidade de encontrar emprego até o final deste mês. A Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, está oferecendo 50 vagas para o cargo de auxiliar de produção, distribuídas nos setores de montagem e solda de uma montadora do município. O nome da montadora não foi divulgado, mas todas as vagas são para a mesma empresa.

Empresas com mais de 100 funcionários devem disponibilizar, legalmente, de 2% a 5% de seus cargos para pessoas portadoras de deficiência. A porcentagem varia dependendo do número de empregados.

O responsável pelo Programa de Apoio para Pessoas com Deficiência da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, Vilson Marques, diz que o preconceito está diminuindo cada vez mais, já que as empresas ofertam até mesmo mais vagas do que o obrigatório por lei.

“A demanda de pessoas com deficiência é menor do que o numero de vagas”, afirmou. Para ele, o grande problema é a falta de qualificação. “Embora as empresas ofertem as vagas para pessoas portadoras de deficiência, elas costumam até abrir mão da escolaridade porque não acham o perfil que precisam. O mercado existe, temos muitas vagas para eles, mas falta qualificação”, explicou.

Segundo Marques, a Agência do Trabalhador de São José oferece uma média de 50 a 60 vagas para portadores de deficiência, por mês. A maior parte delas são para as áreas de metalurgia, alimentos, indústria plástica e prestação de serviços (como telemarketing, por exemplo).

Deficiências de todos os tipos são comuns na agência, sendo que a auditiva geralmente tem um número bem maior de candidatos. “Nós não costumamos comentar sobre qual o tipo de deficiência preferido para tal vaga, pois pode gerar discriminação”, comentou.

As vagas ainda não foram preenchidas por completo. Os interessados devem comparecer na Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais levando a carteira de trabalho, o documento de identidade e um comprovante de residência.

Quem se candidatar às vagas da montadora terá que fazer uma prova escrita, passar por uma dinâmica de grupo e, ainda, um teste na empresa. O horário de atendimento é das 8h às 16h.

A agência fica na Avenida Senador Souza Naves, 755, Centro de São José. Todos os serviços prestados pela Agência são gratuitos e o portador de deficiência não enfrenta filas para ser atendido.

Fonte: Paraná Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.