Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Frota brasileira se aproxima de 30 milhões de carros

A frota brasileira se aproxima dos 30 milhões de veículos e apenas 5% dos carros têm mais de 20 anos de uso. Estudo feito pelo Sindipeças mostra que o Brasil tem 28 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Desde o ano 2000, a frota teve um aumento de 38%, enquanto, no mesmo período, a população brasileira cresceu 13%.

O número de veículos com mais de cinco anos ainda é maioria, porém vem diminuindo o número de modelos com mais de 20 anos. Esse segmento representava 9% da frota e agora corresponde a 5%: são 1,3 milhão de carros velhos em uso no país. A expectativa do setor é manter o ritmo de crescimento alcançado em 2007 e 2008.

Os principais fatores desse estímulo são a volta do crédito aos níveis de antes da crise econômica e a redução do IPI até o fim de dezembro. Para o consultor em logística e infraestrutura, Oliviê Girar, ainda há muito espaço, tanto para aumentar, quanto para renovar a frota brasileira.

De acordo com as últimas pesquisas, nos Estados Unidos e na Europa, a idade média dos veículos em circulação é de cinco anos. Outro levantamento econômico mostra que mais da metade da frota brasileira é financiada, de um total de 28 milhões de veículos. Segundo a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras, 14 milhões de consumidores tem financiamento ativo. Só no primeiro semestre deste ano, 58% das vendas de automóveis e veículos comerciais foram a prazo.

A entidade explica que os números apontam para um sinal positivo de reação do segmento em relação aos impactos da crise internacional. Ao repórter Leandro Andrade, o presidente da Anef, Luiz Montenegro, destaca a evolução de queda das taxas de juros e alongamento dos planos. A política do governo em reduzir o IPI para carros novos e a dificuldade de crédito na compra de usados afetou as vendas dos veículos de segunda mão.

Mas, apesar de não serem produzidos há muito tempo, carros como Fusca, Escort, Kadet e Monza, seguem com bom desempenho no mercado de vendas. De acordo com a Fenabrave, já foram emplacados, neste ano, 106 mil Fuscas envolvidos em negócio no mercado de usados. Se o carro lançado há mais de 50 anos entrasse no ranking dos novos, apareceria em 3º lugar, atrás do Gol e do Palio e à frente do Uno Mille.

Fonte: Sindipeças com Agências

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.